quinta-feira, julho 29, 2010

ST Culterra 2010: Falei por falar e Nine22

De 12 a 15 de agosto realiza-se no Parque Urbano da Rabada mais uma edição do festival ST Culterra. A Rita Red Shoes e Orelha Negra juntam-se as bandas de Santo Tirso "Falei por falar" e "Nine22". Conheça-lhes as coordenadas na edição impressa do Entre Margens.


O rock/pop, cantado em português, está assegurado para a última noite do ST Culterrra, com os Falei por Falar.

A banda tirsense, no dia 14 de agosto, divide o palco 2, do festival com Noirev, com início agendado para as 22h15.
A banda formada Nuno Soares (Voz), Simão Guimarães (Guitarras), Paulo Gonçalves (Baixo), Hélder Silva (Bateria), tem apenas dois anos.
Depois de algum tempo juntos, numa banda de covers, os músicos decidiram começar a compor temas originais. “Começamos por fazer temas em inglês, no entanto, após algum tempo de indecisão, optamos por fazer música com temas em português” explica a banda.

O nome Falei por Falar remete-nos para uma expressão do dia-a-dia, habitualmente usada para qualquer tipo de situação, e foi esta premissa que levou os elementos da bandas a denominarem-se assim. “O nome surgiu da nossa visão sobre a sociedade atual, onde as pessoas estão constantemente a exercer ideias e juízos de valor sobre tudo e mais alguma coisa, e na maior parte das vezes sem qualquer conhecimento ou legitimidade, aliás, está sempre a acontecer connosco.”



O cartaz aponta os NINE22 para o dia13 de agosto, do IV Festival Multicultural de Santo Tirso: ST Culterra.

Para se perceber a música do NINE22 é preciso recuar duas décadas, até aos anos 90, altura em que eclodia o grunge em grande força. Os primórdios da banda remontam exatamente a essa década: os 90. Na altura, ainda adolescentes, Johnny, Leo, Rick, Ruka e Sá “alimentaram-se de um rock mais sujo e pesado que surgia na MTV”, embora nessa altura não se conhecessem de parte alguma, mas, individualmente, cada um construía a sua identidade musical. E foi, como nos explica a banda, a nova sonoridade proveniente de Seattle, dos anos 90, que os inspirou no gosto pela música ao ponto de aprenderem a tocar.

Em 2007, os elementos da banda, que durante anos tocaram noutros projetos musicais, juntam-se e surge então os NINE22.
Johnny, na bateria, Leo, no baixo, Rick e Ruka, nas guitarras e Sá, na voz são os músicos que formam a banda e, embora a maioria seja natural se Santo Tirso, foi a cidade do Porto que os viu “nascer” e que agora os vê “crescer”, como explica a banda.

Sem comentários: