quarta-feira, agosto 11, 2010

Do pop/rock ao folclore, à borla, no Parque Urbano da Rabada

Organizado conjuntamente pelo Grupo ST Culterra (selecção musical e escolha das actividades) e pela Câmara Municipal de Santo Tirso (patrocínio e disponibilização do espaço), o IV Festival Multicultural de Santo Tirso reúne em duas noites as suas principais apostas musicais. Contudo, do festival não constam apenas concertos. Programadas estão também várias actividades cénicas (teatro e poesia), desportivas (aeróbica e yoga) e radicais (torre de saltos, escalada, slide e rapel). Pelo meio haverá oficinas para crianças e famílias e durante os quatro dias do festival estará patente ao público uma “feira alternativa”. O festival, de resto, começa com teatro: a partir das 21h30 de hoje, dia 12, o grupo de teatro amador de Santo Tirso “Os quatro ventos” apresenta a peça “O Cerejal” de Anton Tchekhov.

Para os responsáveis do ST-Culterra, o festival vai ser uma festa “não só pelo cartaz que apresenta” como vai permitir, durante quatro dias, transformar Santo Tirso na capital da música, da literatura, da prática desportiva e do lazer”. A aposta dos organizadores passa, igualmente, pela aposta em bandas de Santo Tirso, de que são exemplo as atuações este ano dos “Falei por Falar” e NINE22 (ver edição anterior do Entre Margens, página 12). Já o presidente da autarquia, Castro Fernandes, espera que o evento consiga “a adesão massiva dos munícipes” porque “também é preciso servir as pessoas com cultura e lazer e não só com trabalho”. E para isso, há que sublinhar que não se paga nada para assistir aos concertos.

Amanhã, para além dos Orelha Negra, sobem ao palco do ST Culterra os “Tornados” os “Mu”, os “Karrossel” e os já referidos “NINE22”. Para sábado estão agendados os concertos dos “Tiguana Bibles”, de B-Fachada dos “Noiserv” e dos “Falei por Falar”, para além, naturalmente de Rita Redshoes.

Para os amantes do folclore, a tarde de domigo é-lhes particularmente dedicada. No âmbito deste ST Culterra apresentam-se em palco o Rancho Etnográfico de Santa Maria de Negrelos (Roriz), o Grupo Infantil e Juvenil da Ermida, o Grupo Etnográfico das Aves e o Racnho Folclórico de Santiago de Rebordões.

Sem comentários: