quarta-feira, agosto 11, 2010

Número de incêndios já ultrapassa o total do ano passado

Os dados são preocupantes: só no mês de julho, os bombeiros de Vila das Aves foram chamados para 37 incêndios. No primeiro semestre deste ano, de resto, já totalizavam 96 ocorrências, enquanto que em todo o ano de 2009, os mesmos soldados da paz foram chamados para 83 fogos.

Pedro Magalhães, comandante dos bombeiros locais, aponta algumas causas para isto. A primeira, e a mais crassa, é a atitude da própria população. “Nota-se uma negligência total por parte das pessoas. Se formos ao Caramulo, por exemplo, vemos que os roços à volta das habitações não existem. Os habitantes podem queixar-se de si próprios, porque fazer uma fogueira e queimar detritos nesta altura é, sobretudo, um ato de ignorância.” E depois há que contar com os fatores atmosféricos, que têm igualmente um papel basilar nesta altura do ano.
Podemos aplicar a ‘regra dos três’, ou seja, juntamos temperaturas constantes acima dos 30 graus (já vamos com mais de dez dias assim), com os ventos de leste que em alguns períodos do dia têm mais de 30 quilómetros por hora e a humidade relativa do ar, que durante o período da noite está abaixo dos 30 graus, e percebemos que estão reunidas todas as condições para haver problemas”, explica Pedro Magalhães que entende que o pior pode estar ainda para chegar.

Leia mais na edição de 12 de agosto do Entre Margens

Sem comentários: