quinta-feira, setembro 23, 2010

Cantora brasileira Adriana Miki no Ciclo de Jazz, em Vila das Aves


O jazz está de regresso ao Centro Cultural de Vila das Aves. Dois concertos para assistir este fim de semana: o da cantora brasileira Adriana Miki (amanhã, sexta-feira, dia 24 de Setembro) e o do quarteto do saxofonista Mário Santos (sábado, dia 25). Ambos os espectáculos se realizam às 21h30 e ambos têm entrada livre e, com eles, encerra-se o III Ciclo de Jazz de Santo Tirso.

Cantora brasileira com ascendência japonesa, Adriana Miki está radicada em Portugal. Após uma bem sucedida digressão pelos clubes de jazz em Nova Iorque, a intérprete tem vindo a apresentar o seu CD “Sashimiki”, que nos transporta para o universo do Jazz e da Bossa Nova. O nome do disco reflete a sua ascendência japonesa, ao misturar a palavra “sashimi” (peixe cru) ao seu apelido Miki. “Sashimiki” é composto por dez temas: cinco originais e outras tantas versões para composições de eleição da cantora.

Por sua vez, Mário Santos ainda entrou na Faculdade de Engenharia Civil de Coimbra, mas não chegou a frequentar o curso pois iniciou nessa época os estudos musicais na Escola de Jazz do Porto. O saxofonista viria mais tarde a colaborar com várias formações de jazz como a Octeto Porto Blues Band ou o Septeto de Jazz do Porto, tendo igualmente integrado o grupo Clã, para além de ser um dos elementos fundadores do grupo Os Amigos da Salsa.

Atualmente Mário Santos é professor na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo e para além disso o músico integra a Orquestra de Jazz de Matosinhos e a Big Band do Hot Clube de Portugal e lidera algumas formações de jazz, entre as quais o Quarteto Mário Santos Bloco A4 com o qual se apresenta em Vila das Aves. Do quarteto tradicional de jazz, com a guitarra como instrumento harmónico, procura-se neste projecto uma sonoridade própria e inovadora, em que os músicos possuem toda a liberdade de se expressar sobre os temas que interpretam. Deste projecto resultou já a edição do disco “Bloco de Notas” (2009).

Organizado pela Câmara Municipal de Santo Tirso, o Ciclo de Jazz tem como objetivo promover o gosto pelo jazz, através da promoção de concertos com destacados músicos de jazz do panorama nacional e internacional. No âmbito desta terceira edição já se apresentaram em Vila das Aves o Quinteto André Carvalho (19 Fevereiro), o Júlio Resende Quarteto (23 Abril) e o Jeffery Davis Quarteto (3 de Julho).
Mais informação em:

www.myspace.com/maritosan
www.myspace.com/adrianamiki

Sem comentários: