quinta-feira, outubro 28, 2010

Adriano Moreira na abertura das Jornadas Culturais de Vila das Aves


2010 é Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social e as 24as Jornadas de Vila das Aves vão ajudar, este fim de semana, a refletir sobre os temas relacionados com as problemáticas enunciadas e sobre os desafios que se colocam às instituições de solidariedade social. O professor Adriano Moreira marca presença nesta iniciativa na conferência de abertura, às 21h30 de amanhã, dia 29 Outubro.

Edmundo Martinho, presidente do Instituto da Segurança Social e Coordenador Nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social foi o nome escolhido para coordenar a edição deste ano das Jornadas Culturais de Vila das Aves, cujo tema é “Solidariedade(s): desafios e perspetivas”.

“No ano em que se comemora o Centenário da República e o Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social, pretende o município de Santo Tirso propiciar uma reflexão sobre dignidade e participação cidadã e a responsabilidade social inscritas como tema deste encontro”, refere a autarquia em comunicado de imprensa.

A apresentação e reflexão do tema geral das jornadas, “Solidariedade(s): desafios e perspetivas” dará o mote para a conferência de abertura destas jornadas que conta com a intervenção do também político, jurista e sociólogo, Adriano Moreira.

Os trabalhos prosseguem na tarde de sábado (dia 30 de outubro), a partir das 14 horas, começando-se por abordar “O Papel das redes de solidariedade social nos quotidianos”. Num primeiro painel, representantes do grupo Auchan e da Norprint falarão de “Empresas socialmente responsáveis”, respectivamente Jorge Filipe (diretor de Recursos Humanos do Grupo Auchan) e José das Neves (administrador da Norprint)

Depois, abordam-se as “respostas sociais no apoio às famílias”, com Maria do Rosário Carneiro (deputada da Assembleia da República), Maria do Céu (diretora dos serviços sócias da ASAS) e Guida Neto (diretora técnica do NAID). Este debate será moderado pela jornalista do público, Ana Cristina Pereira.

“O papel das redes de solidariedade social nos territórios” dará o mote para o último painel, no qual participam Alcides Monteiro (professor da Universidade da Beira Interior), Albertino Gonçalves (professor da Universidade do Minho) e ainda a vereadora da ação social da Câmara de Santo Tirso, Júlia Godinho. A temática será moderada por Pedro Monteiro, jornalista da TVI.

Após o debate e antes da habitual cerimónia de encerramento, haverá tempo ainda para um recital com intrumentistas da Escola Artística do Vale do Ave (18h30).

Sem comentários: