quinta-feira, outubro 28, 2010

Com a 'morada aberta', mas sem bruxedos





“Vejo espíritos, vejo pessoas mortas e falo com elas”, assume sem reservas Joaquina. A imagem mental que nos cria é assustadora, arrepia. “Não tem medo?” perguntámos. “Não tenho medo nenhum, não posso evitar, tenho a morada aberta!”
A “morada aberta” é uma expressão que acompanha a identidade mística destas pessoas. “Ter a morada aberta é ter um dom”, explica-nos Joaquina, já Serafim afirma que é “viver em sofrimento pelos outros”. Geralmente, segundo nos explicaram, é algo que vem de nascença, não se cria, não se escolhe. “Em 1972 tentei fechá-la” recorda Joaquina, explicando os motivos de tal resolução. “Tinha vergonha. O meu marido estava na Guiné e eu pedi à minha sogra para me ajudar. Naquele tempo, em 1972, gastei cento e cinquenta contos a tentar fechar a morada”. Mas não conseguiu. “Corri tudo, para tentar fechá-la, até ao Algarve fui, e houve um padre que se não vem em meu auxílio eu morria, já estava a deitar postas de sangue pela boca fora.” Em tom de desabafo acaba por confidenciar: “quem me dera ter conseguido, mas isto tem que ser, não é uma opção”.

Ilustração: Vitor Martins

Leia a reportagem na íntegra na edição impressa do Jornal Entre Margens

3 comentários:

Anónimo disse...

a minha mae foi a um parde quando era bebe e ele disse que tinha morada aberta. a pregunta é, o que devo de fazer e o que nao devo fazer.

Anónimo disse...

Anonima
Ola, fui a uma murada aberta e ela me disse que desde pequena dois maos espiritos estavao conmigo e que o meu anjo de guarda esta longe de mim. Ela disse me que tinha 3 portas abertas e a quarta tava a se abrir tambem. As pessoas dizem me que eu tenho de fechalas.. mas eu nao quero. De ver o falar com eles nao me faz tanto medo que isso.. as pessoas tem mas medo para mim que eu propria. Nao sei o que tenho de fazer, e o que é melhor para mim. Tenho medo de fechalas e arrepender me .. o de deixa las abrir e nunca mas fechalas e viver male com isto, ajudem me se faz fabor ..

Anónimo disse...

Quando eu naci tinha a morada aberta, aidna sou novo e ja fui selado 3 vezes nao sei o quefazer mais.