quarta-feira, novembro 03, 2010

Karaté Shotokan de Vila das Aves “fez história” no Campeonato do Mundo


Os Karatecas Ana Guimarães, Emanuel Fernandes, Leonardo Barbosa e Filipa Fernandes estiveram ao mais alto nível no 5º Campeonato do Mundo da Japan Shotokan Karate Association (JSKA). Esta competição internacional, disputada no Pavilhão Arena de Portimão nos dias 23 e 24 de outubro, juntou cerca de 500 atletas provenientes de 19 países da Europa, África, América e Ásia. Para o mestre de karaté de Vila das Aves, os atletas da associação local “fizeram história”.

Representado com cinco atletas, o Karate Shotokan de Vila das Aves esteve, de facto, em grande. a karateca Ana Guimarães, por exemplo, conquistou quatro títulos mundiais (sanbom kumite, jiyu ippon kumite, jiyu kumite individual, jiyu kumite equipas misto) e um terceiro lugar no escalão 12 / 13 anos (katas individual).

Mas não foi a única a brilhar em Portimão: Filipa Fernandes sagrou-se campeã mundial em jiyu kumite individual, em equipas femininas, em equipas mistas e foi ainda vice-campeã no jiyu ippon kumite no escalão 15/17 anos; Emanuel Fernandes foi campeão mundial no jiyu ippon kumite e vice-campeão em equipas masculino 15/17 anos: e, finalmente, Leonardo Barbosa conquistou o título de campeão em equipas misto jiyu kumite e o de vice-campeão em equipas masculino e em jiyu ippon kumite individual.

Ainda em representação do grupo local de karaté esteve Álvaro Rios que não chegou a entrar em competição, pois lesionou-se nos treinos realizados no âmbito deste campeonato.

Para Joaquim Fernandes os resultados conquistados em Portimão são “históricos”. “Com grande dedicação e empenho [os atletas] enriqueceram o seu palmarés bem como o do clube”, sublinha o mestre de karaté, que diz ainda que os resultados agora alcançados em Portimão são prestigiantes para Vila das Aves e para o concelho de Santo Tirso. Fernandes diz mesmo que “será difícil repetir tal proeza”.

Na imagem, os cinco atletas do Karaté Shotokan de Vila das Aves. Todos subiram ao pódio, exceto Álvaro Rios (em cima, à esquerda) que se lesionou durante os treinos.

Sem comentários: