segunda-feira, dezembro 27, 2010

Unidade de Cuidados Continuados inaugurada em Santo Tirso


Apesar de já estar a funcionar em pleno há cerca de um mês, a nova Unidade de Cuidados Continuados da Irmandade e Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, foi inaugurada no passado dia 22 de dezembro, pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro.

A obra de quase 2,5 milhões de euros tem a particularidade de um dos seus maiores financiadores ser uma utente, que doou 830 mil euros para a construção deste centro, fazendo par com os 750 mil euros financiados pelo estado e os restantes capitais próprios da Santa Casa.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia, Alberto Machado Ferreira afirmou que se dúvidas houvesse quanto à importância desta a unidade o facto estarem a “funcionar há pouco mais de um mês e das camas já estarem todas ocupadas, é sinal que é isto tem grande interesse para a região”.

Manuel Pizarro corroborou, lembrando que “o que mais falta faz na saúde são as Unidade de Cuidados Continuados”.

Castro Fernandes, também presente na cerimónia, embora a câmara não tenha qualquer ligação a esta obra na parte económica, reconheceu a importância e o trabalho da Misericórdia e aproveitou para avisar ao secretário de estado que tinha mais um dossier para lhe entregar com propostas para Santo Tirso.

A nova unidade de Cuidados Continuados tem trinta camas: quinze na Unidade de Longa Duração e Manutenção e quinze na Unidade de Média Duração e Reabilitação.

Texto: Catarina Soutinho

Sem comentários: