sexta-feira, janeiro 07, 2011

Ciclo Agnès Varda termina amanhã na Casa da Galeria


Amanhã (dia 8) termina o ciclo de cinema dedicado à realizadora Agnès Varda com a projeção, na Casa da Galeria, em Santo Tirso, de “Jacquot de Nantes”. A sessão está marcada para as 16 horas e a entrada é livre. O filme data de 1991 e “situa-se a meio caminho entre a evocação documental e o artifício da ficção”, segundo escreve o crítico do Diário de Notícias, João Lopes.

A partir das memórias pessoais de Jacques Demy (realizador falecido em 1990, aos 59 anos, vítima de sida, e com quem Agnès Varda esteve casada desde 1962) “revisitamos os tempos da infância e adolescência, vividos em Nantes, lembrando a paixão pelos teatros de marionetas, os primeiros filmes artesanais e a atividade de cineclubista. Em contraponto”, escreve ainda o critico de cinema, “vemos algumas imagens caseiras, registadas por Varda, durante os meses finais de Demy”.

Agnès Varda é cineasta e roteirista belga, radicada em França. É viúva do cineasta francês Jacques Demy, com quem teve 2 filhos. Foi membro do júri no Festival de Veneza em 1983 e no Festival de Cannes em 2005. Foi a autora de Duas Horas da Vida de Uma Mulher (1961), um dos porta-estandartes da Nouvelle Vague, e desde aí vem flutuando livremente entre a ficção e o documentário, entre a curta e a longa-metragem. O ciclo de cinema realizado entre outubro e este início de 2011 resulta de uma parceria da Casa da Galeria e do Cineclube de Joane.

Sem comentários: