quinta-feira, março 31, 2011

S. Miguel das Aves em meados do século XIX









A pretexto dos 56 anos de vila, e com ajuda do escritor Arnaldo Gama, recuamos na edição de hoje do Entre Margens até 1859.

Reunidas no volume “Só as Mulheres Sabem Amar” - (Verdades e Ficções)”, Arnaldo Gama publicou nesse ano uma série de novelas de cariz romântico.

Entre essas novelas, destaca-se “Um Defeito de Organização”; não só porque a ação se passa em S. Miguel das Aves e nas terras vizinhas, mas sobretudo porque permanece como um testemunho dos usos e costumes das gentes do Minho (região à qual S. Miguel das Aves pertencia). Joaquim Moreira leu a novela e dá-nos conta da importância que a mesma tem para a história local.

O colaborador do Entre Margens, na parte final do seu texto (que pode ser lido na edição publicada nesta quinta-feira) conclui que “seria de todo o interesse" a reedição deste livro, pois estão lá bem documentadas “as tradições, usos e costumes, e a linguagem” típica desta região. É um “património que nos interessa preservar como comunidade. Quem sabe estudada pelos jovens nas nossas escolas. Para além de ficarem a conhecer o romantismo na literatura - porque é uma novela romântica-, aprenderiam a nossa História como povo”, refere Joaquim Moreira.

Brevemente, o texto “Uma novela em S. Miguel das Aves” estará também disponível neste blog.

Sem comentários: