sexta-feira, maio 06, 2011

O baixo elétrico de Andrea Lombardini no Ciclo de Jazz


Depois da presença em Vila das Aves, em fevereiro último, do saxofonista norte-americano Ohad Talmor é chegada a vez do instrumentista italiano, Andrea Lombardini. Ambos os concertos integram o IV Ciclo de Jazz de Santo Tirso, apresentando-se Lombardini hoje (dia 6 de maio), no Centro Cultural. O concerto está marcado para as 21h30 e tem entrada livre.

Considerado como um dos instrumentistas mais originais do baixo elétrico, Andrea Lombardini apresenta-se no espetáculo de hoje com a sua Broken Band ou, por outras palavras, um quinteto formado por jovens músicos italianos e portugueses. Assim, e para além de Lombardini, no baixo, integram a Broken Band os músicos: Federico Casagrande, guitarrista e colaborador habitual do vibrafonista de origem canadiana Jeffery Davis, que também já passou já pelo Ciclo de Jazz; a trompetista Susana Santos Silva; o saxofonista José Pedro Coelho; e, na bateria, Marcos Cavaleiro. Em destaque neste segundo concerto do IV Ciclo de Jazz de Santo Tirso, estará o álbum “Today”, da Andrea Lombardini Broken Band, composto na sua maioria por composições do próprio Lombardini.

Instrumentista e compositor italiano, Andrea Lombardini é um dos mais originais baixistas europeus da actualidade, tendo gravado por duas vezes com o coletivo “Randomania” em conjunto com Gianluca Petrella, Roberto Cecchetto e UTGandhi.

Como líder, o músico apresenta-se habitualmente com o seu Andrea Lombardini Trio, com o qual venceu o concurso nacional de jazz Baronissi, em 2002. Neste trio, de configuração aberta, colaboraram habitualmente os músicos Michele Polga, Pietro Tonolo, Dan Kinzelman, Paolo Birro, Roberto Rossi, Phil Mer e Massimo Chiarella. Em 2004, Andrea Lombardini venceu o concurso internacional para baixistas “Euro Bass” que teve como júri, entre outros, Anthony Jackson, Daryl Jones, Matt Garrison, Mike Papa. Em 2006 gravou “ALT88” com Bob Gullotti, baterista do grupo “The Fringe”, e com o grande pianista Leo Genovese.

Andrea Lombardini tem colaborado com Steve Cardenas, Michael Blake, Kelvin Sholar, Jeff Davis, Francesco Bearzatti, Bonisolo Robert, Partipilo Gaetano, Marco Tamburini, entre muitos outros.

Sem comentários: