quinta-feira, agosto 04, 2011

Amieiro Galego: “Esta água cura mesmo”

Depois do controverso e muito debatido processo de compra do Amieiro Galego pela Junta de Freguesia de Vila das Aves, há já algum tempo que se esperava ver o que Carlos Valente e a sua equipa iriam fazer para recuperar o espaço que ameaçava perder-se entre a degradação e o isolamento.

Os primeiros passos, sobretudo no que à limpeza do local diziam respeito, já tinham começado há alguns meses, mas com o Arraial Minhoto organizado pela junta de freguesia local, a Associação do Infantário de Vila das Aves (Aiva) e a Associação de Reformados de Vila das Aves (Arva), no passado sábado, dia 30 de julho, as ‘portas’ das antigas termas de águas sulfurosas estão definitivamente abertas.

“Queríamos fazer qualquer coisa aqui este ano, aliás já era para ser no ano passado mas não fizemos porque queríamos criar algumas condições, que mesmo mínimas, no ano passado não eram possíveis”, explica Carlos Valente, presidente da junta de Vila das Aves. Este ano, com algumas das primeiras obras de recuperação já concluídas e outras a avançar, a junta convidou os avenses para (re)conhecerem e verem o que se está a fazer no Amieiro Galego. Segundo Carlos Valente o objetivo é fazer do local “um espaço de lazer e de relaxe”, um local para que “quem quiser ler um livro tranquilamente possa fazê-lo aqui, ao mesmo tempo que aproveita a paisagem”, adianta o autarca.
TEXTO E FOTO: CATARINA SOUTINHO
Leia a reportagem na edição impressa do Entre Margens de 4 de Agosto de 2001. Já nas bancas.

Sem comentários: