quinta-feira, agosto 04, 2011

CP reduz circulação de comboios na Linha de Guimarães

Com a revisão dos horários de Verão, que entrou em vigor em meados de julho, a CP - Comboios de Portugal optou por levar a cabo alguns cortes na circulação de comboios na linha de Guimarães. Ao todo, foram extintas seis circulações ferroviárias, duas ao fim de semana e as restantes durante a semana.

Aos sábados e domingos, o comboio com destino a Guimarães e passagem na estação de Vila das Aves às 07h09 foi suprimido, bem como a circulação do comboio das 08h22, com destino ao Porto. Durante a semana foram extintas quatro circulações, nomeadamente nos horários das 13h10 e 15h38, ambos com destino a Lousado e, no sentido inverso, o das 15h47 e o das 16h39, com destino a Guimarães. A isto, acresce o facto de a CP ter ainda optado pela eliminação da paragem do Intercidades em Vizela.

A justificação para estes “cortes” na circulação ferroviária está na baixa ocupação dos utentes da CP nos referidos horários. Segundo declarações de responsável da empresa à Rádio Vizela, em causa está “a adequação dos serviços” daquela empresa ferroviária “à procura existente, considerando, naturalmente, a preocupação adicional de optimização dos recursos disponíveis”.

Segundo os dados disponibilizados pela CP, a ocupação dos utentes nos horários agora suprimidos variava entre os 2 e os 38 passageiros por comboio. “A análise da procura dos serviços desta linha verificou a existência de alguns comboios com níveis de ocupação muito reduzida. Entre eles, contam-se os serviços referidos, cujos índices de ocupação, já considerando os períodos de maior procura do ano, são de facto extremamente baixos”.
Leia mais na edição impressa do Entre Margens de 4 de agosto de 2001. Já nas bancas.

Sem comentários: