quinta-feira, agosto 04, 2011

Lar de S. Martinho do Campo inaugura no próximo sábado, o de Rebordões fica pronto em 2013

No próximo sábado é inaugurado o lar e centro de dia de S. Martinho do Campo destinado a servir as populações daquela freguesia, de S. Mamede de Negrelos e de Salvador do Campo. A construção do edifício iniciou-se em 2009 e, alguns meses mais tarde, iniciava-se a construção de idêntica infraestrutura na freguesia de Rebordões, só que neste caso, os rebordoenses vão ter de esperar até 2013 para ver a obra pronta.

Há dez anos, mais ou menos por esta altura, faziam-se em S. Martinho do Campo as primeiras reuniões que, pouco tempo depois, levariam a criação da Associação de Solidariedade Social (em outubro de 2001). Nessa altura, o pároco da freguesia questionava-se sobre a real necessidade da construção de um lar e centro de dia. A dúvida fazia sentido e, por isso, avançou-se com a realização de um estudo que deu conta que no prazo de dez anos, as freguesias de S. Martinho do Campo, S. Salvador do Campo e S. Mamede de Negrelos teriam 1500 pessoas com 65, ou mais, anos de idade.

Dez anos depois, a obra está pronta e os primeiros indicadores parecem confirmar os números avançados em 2001: com capacidade para receber 25 utentes em lar residencial, o número de pessoas inscritas para esta valência já é superior, segundo deu conta ao Entre Margens a diretora técnica, Paula Pontes. A esta resposta social, somam-se ainda o centro de dia (destinado a 30 utentes) e o serviço de apoio domiciliário, em igual número de utentes.
TEXTO: JOSÉ ALVES DE CARVALHO
Leia a reportagem completa na edição impressa do Entre Margens de 4 de agosto de 2011. Já nas bancas.

Sem comentários: