quinta-feira, agosto 11, 2011

Quatro dias para dar a conhecer o artesanato nacional

Amanhã, dia 11 de agosto inaugura, no Parque D. Maria II, em Santo Tirso mais uma edição da Feira de Artesanato. Esta 26º edição prolonga-se até à segunda-feira seguinte, o feriado de 15 de agosto, e vai funcionar no horário compreendido entre as 15 e as 24 horas.

Promovida há mais de duas décadas e meia pela Câmara Municipal de Santo Tirso, esta iniciativa “tem vindo a assumir um papel fundamental na defesa e valorização do artesanato português”, segundo refere a autarquia em comunicado de imprensa. Ainda de acordo com a mesma fonte, mais de meia centena de artesãos (uma parte significativa oriunda do concelho de Santo Tirso e de vários pontos do país), vão mostrar ao longo dos quatro dias de feira o que de melhor se faz em artes manuais, numa exposição de trabalhos e de artes e ofícios.

O artesanato representado na feira é totalmente nacional, estando muitos dos artesãos dispostos a executar trabalhos ao vivo, para os visitantes perceberem a meticulosidade e morosidade da arte manual em áreas como a cestaria, olaria, tecelagem, bordados, tapeçaria, escultura em pedra e madeira entre outros. Para os amantes das iguarias regionais, não faltarão queijos e enchidos, compotas caseiras, licores e doçaria conventual.

Para além da feira propriamente dita, é preciso também contar com a habitual animação musical diária. A inauguração, às 15 horas do dia 12, contará com a atuação das Concertinas de Monte Córdova e Amigos. À noite, a partir das 21h30 a música fica por conta dos Cantares de Sanguinhedo. No sábado, dia 13, atuam o Rancho Folclórico de S. Salvador de Monte Córdova, às 17 horas e o Grupo de Cantares Estrelas do Luar, pelas 21h30. No domimgo sobe ao palco o músico Zedicó (16h00) bem como o Conjunto Típico Pedra do Couto (21h30). Para o último dia de feira está agendada a atuação do Rancho Folclórico de Santiago Rebordões (16 horas).

Para além da Feira de Artesanato, no dia 13 de agosto o Parque D. Maria II acolhe também, a partir das 15 horas, mais uma edição do Concurso Concelhio de Melão “Casca de Carvalho”. Este concurso tem como objetivo incentivar a produção, melhorar a qualidade e promover comercialmente este produto da terra, genuíno da região de Entre Douro e Minho.

Participam neste concurso gastronómico os produtores (proprietários ou arrendatários de exploração agrícola) cujos locais de produção se integrem na área geográfica do concelho de Santo Tirso. E à semelhança dos anos anteriores, cada produtor só pode concorrer com um exemplar no certame. A degustação pelo Júri de Classificação dos melões está marcada para as 16 horas, fazendo-se três horas depois a divulgação dos premiados. Pelo meio, atua o Rancho Folclórico de S. Salvador de Monte Córdova.

Sem comentários: