quarta-feira, outubro 12, 2011

Saxofonista Noah Preminger em concerto em Vila das Aves


Depois do coletivo Ficções, do compositor e guitarrista Rui Luís Pereira, é a vez do saxofonista norte-americano Noah Preminger se apresentar em concerto no Centro Cultural de Vila das Aves. E com ele, fazem-se as despedidas desta IV edição do Ciclo de Jazz. O espetáculo está marcado para as 21h30 do dia 14 de outubro (sexa-feira) e a entrada é livre.

Apontado como uma das grandes promessas do jazz norte-americano, o instrumentista apresentou-se pela primeira vez em Portugal em agosto de 2009, no Centro Cultural de Belém, e regressa agora, no âmbito de uma digressão europeia, no ano em que publicou o seu segundo álbum, intitulado Before the Rain.

Segundo refere a autarquia em comunicado de imprensa, o saxofonista norte-americano, a viver atualmente em Brooklyn, Nova Iorque, estreou-se em 2008 com o álbum Dry Bridge Road e, rapidamente, conquista o público e a crítica especializada. “Mais do que um ponto de partida promissor, esta é uma demonstração de integridade” escreveu Ben Ratliff, do New York Times a propósito do referido álbum. Uma estreia que o crítico classificou de “invulgarmente graciosa”, e que fez com que o músico fosse considerado como uma ‘voz’ singular do jazz norte-americano, ao jogar com influências que vão do clássico ao jazz contemporâneo, a partir do rock e da música ambiente. O segundo álbum, Before the Rain, publicado em Janeiro de 2011, é, de acordo com o Saxofone Journal, uma “afirmação de liberdade musical… fresca, verdadeira e única”.

No concerto a realizar em Vila das Aves, o instrumentista será acompanhado por Benny Lackner, no paino, Masa Kamaguchi, no contrabaixo e o baterista português João Lencastre que já se apresentou em Vila das Aves no âmbito dos ciclos de jazz.

Sem comentários: