quarta-feira, outubro 12, 2011

Frei Bento Domingues abre 25ª edição das Jornadas Culturais de Vila das Aves

Dedicadas ao tema "Cidadania e Cultura", as Jornadas Culturais de Vila das Aves – que celebram neste 2011, 25 anos de existência - vão proporcionar uma reflexão sobre a cultura como prática cidadã através de dois binómios: Cidadania / Sociedade e Cultura / Religião.

A iniciativa realiza-se nos dias 28 e 29 de outubro, no Centro Cultural de Vila das Aves, estando a cerimónia de abertura marcada para as 21h30 do dia 28, contando a mesma com a atuação da Oficina de Música do Grupo Coral de Vila das Aves. Uma hora depois, a conferência de abertura com Frei Bento Domingues, que assumirá também o papel de coordenador desta edição das Jornadas Culturais. No sábado, a partir das 14h30, dois painéis de debate; um dedicado à “Cidadania e Sociedade” e o outro à “Cultura e Religião”.

Realizadas desde 1987 (primeiro pela Paróquia de S. Miguel das Aves e posteriormente pela Câmara Municipal de Santo Tirso), a organização propõe-se, desta forma, aprofundar as seguintes questões: quais serão as formas atuais de construção e transformação da sociedade, através do exercício da cidadania? Para responder aos desafios sociais impostos pela crise atual, qual é o papel das associações, dos grupos e das pessoas?  Por outro lado, quais os efeitos previsíveis da prática do diálogo entre as culturas religiosas e as culturas laicas, para uma cidadania mais assumida, tendo em conta a sua complexidade.

Sem comentários: