sexta-feira, novembro 25, 2011

Comédia "O Bom Patife" estreia amanhã no Festival de Teatro de Santo Tirso

No âmbito do Festival de Teatro de Santo Tirso é apresentada amanhã (26 de Novembro) a comédia “O Bom Patife”, numa produção da Nova Comédia Bracarense, companhia de teatro amador de Braga. O espetáculo, estreado em 2010, será apresentado no Salão da Igreja de S. Bartolomeu de Fontiscos, pelas 21 horas.

A peça, da autoria de José Manuel Barros – que se estreia com este texto na dramaturgia – retrata a farsa levada a cabo pelo Capitão Araújo Joaquim que, fazendo-se passar por defunto, engana a própria família durante as suas exéquias.

A ação desenrola-se na casa do famigerado capitão, nos finais do século XIX, tempos de grandes mudanças e convulsões políticas e sociais. O insólito caso atinge proporções alarmantes quando duas mulheres desconhecidas chegam para prestar as devidas honras fúnebres ao homem que sempre amaram em vida. Novas revelações irão assombrar e abalar esta família do Douro, que sempre tivera em boa conta o seu chefe de família, homem muito honrado e prezado nas redondezas devido ao prestígio que gozava junto da comunidade.

“O Bom Patife”, com encenação de Vasco Oliveira, conta com Diamantino Esperança no papel do falso defunto, destacando-se ainda do seu elenco as prestações de Ana Leite, Ana Rita, Luís Marado, Miguel Araújo, José Manuel Barros, Fátima Carvalho e António Manuel.

O espetáculo da companhia de Braga sucede a “Quem tem farelos?”, de Gil Vicente, apresentado no último sábado em Santo Tirso, pela Companhia de Teatro de Barcelos “A Capoeira”, no âmbito do TeaTirso. Iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Santo Tirso que conta com o apoio do tirsense José Alberto Carneiro. “As inúmeras e demoradas palmas que encerraram o espetáculo teatral sinalizaram o início de mais um evento cultural de relevo para a freguesia e para o concelho”, refere a junta local em comunicado de imprensa, no qual dá ainda conta que os grupos que participam nesta iniciativa o fazem a título “gratuito”.

Sem comentários: