quarta-feira, março 21, 2012

Centro Cultural de Vila das Aves acolhe conferência sobre a Reforma da Administração Local

O Centro Cultural de Vila das Aves acolhe no dia 28 de março, a partir das 21 horas, mais uma conferência sobre a Reforma da Administração Local, promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso.

À semelhança de outras iniciativas do género, realizadas em várias freguesias do município, o presidente da Câmara, Castro Fernandes, irá apresentar as linhas gerais desta reforma, seguindo-se um período de debate, aberto a todos os presentes. A conferência contará também com a presença do presidente da Junta de Vila das Aves, Carlos Valente e do presidente da Assembleia de Freguesia, Américo Luís Fernandes.

Recorda a autarquia em comunicado de imprensa que se “na primeira versão da Reforma da Administração Local, publicada pelo governo em setembro de 2011, a freguesia de Vila das Aves não tinha que se agregar, fundir ou extinguir”, já o mesmo não acontece agora, em virtude da alteração, em fevereiro último, dos critérios para a agregação de freguesias, passando Vila das Aves a constar do grupo das freguesias a agregar, fundir ou a extinguir.

Na opinião da Câmara Municipal, “este será talvez um dos exemplos mais críticos de uma reforma feita com critérios pouco cuidadosos, sem ter em conta a identidade histórica, cultural, económica e social de cada uma das freguesias”.

Sem comentários: