terça-feira, março 20, 2012

Mãos à obra: a poesia está na rua em Santo Tirso

Por estes dias Santo Tirso rima com poesia e com Vasco Graça Moura. Depois de nomes como António Ramos Rosa ou Manuel António Pina, o polémico poeta é o homenageado da nona edição da ‘Poesia está na rua’.

“Pretendemos abrir caminhos”, afirmava Júlia Godinho, vereadora da cultura, aquando da apresentação do evento. “Vamos levar a poesia até às pessoas” e “aonde não estão à espera que se vá ler poesia”, garantiu a mesma responsável.

A partir de amanhã, 21 de março, e até dia 30 de abril, a poesia vai invadir os diversos recantos de Santo Tirso. Da Biblioteca Municipal às Juntas de Freguesia, do Centro Cultural de Vila das Aves às diversas escolas, da Câmara Municipal ao Auditório Eng. Eurico de Melo, muitos vão ser os espaços que vão receber diversas iniciativas de poesia. Sobre o tema deste ano, Castro Fernandes lembrou que “numa altura em que se exige contenção financeira, o tema remete-nos para a necessidade de repensar prioridades”.

“Mãos à obra” dá o mote para edição deste ana, inspirado no cenário do Museu Internacional de Escultura Contemporânea de forma a apelar à relação entre a poesia e a arte pública. “Queremos que as pessoas também entendam a escultura contemporânea, porque mesmo sendo já reconhecida a qualidade do nosso museu esta é mais uma forma de dá-lo a conhecer a mais pessoas porque ainda há quem passe todos os dias por esculturas sem notar”.

A programação inclui a exibição do ‘Filme do Desassossego’ (com a presença do realizador João Botelho), passa pela obra plástica de Emerenciano, até ao documentário sobre a obra do escultor Alberto Carneiro, estando reservado para dia 30 de março, no salão Nobre da Câmara Municipal, a sessão de homenagem ao poeta Vasco Graça Moura. Sessão que contará com a presença do já referido escultor e diretor artístico do Museu Internacional de Escultura Contemporânea Alberto Carneiro e da prestação musical da ARTAVE. Até 30 de abril, a poesia volta a estar na rua em Santo Tirso.

Sem comentários: