sexta-feira, março 16, 2012

Aníbal de Magalhães Moreira (1950 - 2012)

“Faria um
abaixo-assinado
para que fosse
adquirida a
quinta da Tojela”

Realizou-se esta tarde o funeral de Aníbal de Magalhães Moreira, antigo presidente da Junta de Vila das Aves e um dos grandes defensores desta que não era, sequer, a sua terra natal. Aníbal Moreia nasceu em 1950 na freguesia da Lama mas acabou por ganhar raízes em Vila das Aves pelo casamento, tendo presido aos destinos da freguesia entre janeiro de 1990 e dezembro de 2001. “No período que corresponde aos seus mandatos como presidente da Junta a Vila das Aves modificou-se radicalmente como resultado, em grande parte, do seu entusiasmo e da sua dinâmica”, escreve Américo Luís Fernandes, atual presidente da Assembleia de Freguesia.

“Se a morte, soberanamente, faz escolhas, errou mais uma vez. Roubou ao mundo um homem bom”, escreve por sua vez José Pacheco, também antigo presidente da junta de Vila das Aves, com quem Aníbal Moreira trabalhou como vogal do executivo entre 1983 e 1985.

“O meu amigo Aníbal mereceria uma homenagem digna dos elevados serviços que prestou à sua terra de adoção, a uma Vila das Aves, que ele soube amar como poucos. Para além dos quinze anos de extenuante dedicação à gestão autárquica e a um partido que lhe pagou com ingratidão, sempre se mostrou disponível, quando foi necessário defender os interesses da comunidade avense. Por isso, qualquer homenagem que seja feita em sua memória ficará aquém daquela que os avenses lhe ficarão a dever”, escreve ainda José Pacheco no texto que o Entre Margens publicará na íntegra na edição de 29 de março de 2012.

Aníbal Moreira foi também um dos fundadores da Cooperativa Cultural de Entre-os-Aves, proprietária do Entre Margens. Jornal ao qual em entrevista publicada em abril de 2010 afirmou que faria uma abaixo-assinado para que “fosse adquirida a Quinta da Tojela para que nela fosse construído o parque urbano de Vila das Aves”. Leia o inquérito, aqui



Sem comentários: