quinta-feira, março 08, 2012

Saxofonista Ben van Gelder apresenta-se amanhã em Vila das Aves no âmbito do V Ciclo de Jazz


O saxofonista e compositor Ben van Gelder apresenta-se amanhã (9 de março) no Centro Cultural de Vila das Aves para o concerto de abertura do V Ciclo de Jazz de Santo Tirso. Apesar da sua juventude (22 anos) o instrumentista natural da Holanda, tem-se afirmado como uma voz singular do jazz de Nova Iorque - para onde se mudou em 2006 - conciliando a multiplicidade de estímulos musicais contemporâneos com a tradição do jazz. O concerto está agendado para as 21h30 e a entrada é livre.

Atualmente em digressão pela Europa, Ben van Gelder apresenta-se em Vila das Aves com o seu quinteto, composto pelos músicos Aaron Parks (piano), Peter Schlamb (vibrafone), Rick Rosato (baixo) e Craig Weinrib (bateria), com os quais gravou em 2011 o álbum intitulado Frame of Reference. O disco marca estreia de Ben van Gelder enquanto líder e tem merecido a melhor das receções por parte da crítica especializa.

“O que mais impressiona neste jovem de vinte e dois anos é a certeza de que, uma vez ouvida esta sua estreia discográfica, jamais poderá a sua voz ser confundida com a de qualquer outro saxofonista”, escreve o crítico Paulo Barbosa no sítio da internet Jazz XXI dedicado ao jazz. "A fluidez com que Ben Van Gelder faz ‘escorregar’ o seu saxofone de umas notas para as outras e o seu timbre simultaneamente ‘chorado’ e jubilatório são características que, no seu conjunto, constituem já algo muito próximo de uma imagem de marca, de uma forma de expressão que é perfeitamente identificável na multidão de saxofonistas que o jazz nova-iorquino nos últimos anos nos tem dado a conhecer". 

Organizado pela Câmara Municipal de Santo Tirso desde 2008, sob a orientação do programador de jazz José Carlos Santos, o Ciclo de Jazz tem como objetivo promover o gosto pelo jazz, através da promoção de concertos com os mais destacados músicos do panorama nacional e internacional. 

Sem comentários: