quinta-feira, março 29, 2012

Vasco Graça Moura homenageado pela autarquia de Santo Tirso nos 50 anos de vida litrária


O escritor, ensaísta e tradutor Vasco Graça Moura – que este ano celebra 50 anos de vida literária - é o homenageado da edição de 2012 de “A Poesia Está na Rua”. A cerimónia terá lugar amanhã, 30 de março, pelas 21 horas no salão nobre da Câmara Municipal de Santo Tirso.

Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, Vasco Graça Moura é um dos nomes centrais da poesia portuguesa da segunda metade do Século XX. Uma evidência pacífica, sobretudo desde a publicação de Instrumentos para a melancolia (1980), momento a partir do qual a sua obra se impôs por um classicismo de contornos eruditos, que não rasura aspetos do quotidiano mais prosaico, mas privilegia sem ambiguidades o diálogo com outras artes, em particular a pintura.

Vasco Graça Moura exerceu advocacia (1968-76), ocupou diversos cargos institucionais e tem sido, nos últimos trinta anos, um intelectual ativo. Vencedor do prémio Pessoa em 1995, o escritor é atualmente presidente do conselho de administração do Centro Cultural de Belém.

A homenagem a Vasco Graça Moura insere-se no programa “A Poesia Está na Rua”, subordinado este ano ao tema “Mãos à Obra”. Iniciada a 21 de Março, a iniciativa prolonga-se até ao dia 29 de abril e está a apelar à relação entre a Poesia e a Arte Pública, tendo como cenário as peças escultóricas do Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso.

Sem comentários: