quarta-feira, abril 18, 2012

SEC. DE ESTADO DA CULTURA NA IGREJA DE RORIZ

"NÃO CONSTRUAM 
NADA DE 
NOVO, 
RECUPEREM"

A Igreja de S. Pedro de Roriz foi o palco das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios deste ano. O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, visitou as obras de conservação da igreja, a carga do Plano de Intervenção do Românico Atlântico.

Francisco José Viegas salientou a qualidade do património Românico da zona norte do país e afirmou que “poucos lugares seriam tão adequados para celebrar este dia, como esta igreja”. O secretário de Estado realçou, ainda, a importância da parceria com a Junta de Castela e Leão e a Fundação Iberdrola e sublinhou que a cooperação transfronteiriça “tem vindo a valorizar um conjunto muito estimável de edifícios românicos” que considera ser “o que mais une os europeus”.

O presidente da Câmara, Castro Fernandes, que se fez acompanhar da vereadora da Cultura, Júlia Godinho, afirmou, por sua vez,  que “é muito importante para a população local, o reconhecimento da sua igreja” e não deixou de apelar à “sensibilidade e apoio” do representante do Estado para o problema da falta de equipamentos culturais específicos, numa referência ao cineteatro de Santo Tirso.

O tempo das grandes obras passou. Não construam nada de novo, recuperem”, declarou o secretário de Estado, que garantiu: “não irá haver, no próximo ano, cortes orçamentais na área património”.

O projeto para a conservação do Património Cultural inclui intervenções de restauração em 33 edifícios religiosos românicos situados nas regiões portuguesas do Porto, Vila Real e Bragança e nas províncias espanholas de Zamora e Salamanca. A cerimónia contou, também, com a presença da diretora regional da Cultura do Norte, Paula Silva, do diretor-geral do Património da Junta de Castela e Leão, Enrique Saenz, e o diretor da Fundação Iberdrola, Rafael Landín.
LEIA MAIS NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO ENTRE MARGENS, A 26 DE ABRIL DE 2012





Sem comentários: