quarta-feira, abril 11, 2012

CORTEJO PASCAL DE VILA DAS AVES

“DÁ TRABALHO, 
MAS TAMBÉM DÁ 
GARANTIAS 
DE SALVAÇÃO"

A tradição cumpriu-se mais uma vez na paróquia de Vila das Aves. O dia de Páscoa foi enobrecido com o Cortejo Pascal que marca a festividade nesta paróquia e que ao fim da tarde junta milhares nas bermas das ruas centrais da vila.

Ao longo do dia, 18 equipas do Compasso-Visita Pascal visitaram as residências dos avenses anunciando a ressurreição de Cristo, culminando no Cortejo que este ano teve a novidade de contar com uma delegação da cidade francesa geminada com Vila das Aves, no caso Saint-Étienne-Lès-Remiremont. Os franceses que já não vivem no seu país a tradição do compasso viveram com entusiasmo e admiração os atos Pascais.

O Cortejo Pascal é constituído pela recriação de diversos quadros bíblicos, sobretudo alusivos às aparições do Ressuscitado, pelos vários grupos e movimentos da paróquia. Desde os cavalos do centurião romano, pela figura bíblica de Jonas, pelos Discípulos de Emaús ou a aparição no mar da Galileia, todos foram tornados visíveis recorrendo a pessoas envergando vestes da época em carros alegóricos.

De resto, o Padre Fernando Azevedo Abreu, nas palavras que dirigiu antes da partida, salientou que este cortejo “dá trabalho, mas também dá garantias de salvação em termos de credibilidade do apostolado”, agradecendo desta forma traduz o trabalho anónimo e voluntário de centenas de pessoas. Agradeceu ainda ao povo de Vila das Aves em geral e à Câmara de Santo Tirso em particular os apoios financeiros concedidos para este evento.

Neste sentido, participaram ativamente no Cortejo pascal o Grupo de Jovens em Caminhada - Renascer; a Catequese Infantil, os Volumes 7,8,9 e 10; o Corpo Nacional de Escutas; a equipa Sócio-Caritativa; o Movimento Paroquial, a Associação de S. Miguel Arcanjo; as Guias de Portugal e os Grupos Bíblicos. As 18 equipas do Compasso e os Bombeiros de Vila das Aves fechavam o desfile.

Mais uma vez, as crianças do 3º ano de catequese, como preparação para a 1ª comunhão, tiveram como missão animar a Eucaristia de encerramento dos atos religiosos pascais em Vila das Aves, após a chegada do cortejo à Igreja Matriz, dignificando ainda mais a celebração.

O Cortejo Pascal envolve toda a paróquia e muitas instituições e empresas avenses, não esquecendo os convidados de honra: Castro Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso; Carlos Fernandes, presidente da Junta de Freguesia de Vila das Aves; além dos elementos da direção e do comando dos Bombeiros e GNR locais.

Após a Eucaristia realizou-se, no salão de festas do Patronato Centro Social – Casa dos Pobres de Vila das Aves, um jantar convívio que juntou as 18 equipas do Compasso-Visita Pascal e demais convidados.
TEXTO DE : CELSO CAMPOS


Sem comentários: