quinta-feira, maio 03, 2012

«CRÓNICO» - POR FERNANDO TORRES

VENDAS /
COMPRAS

[OPINIÃO] 
Há já algum tempo que me mantenho distante dos noticiários televisivos, prefiro a imprensa escrita, porque esta permite-me ler e reler o que me interessa, passar à frente o que apenas se encontra disfarçado de notícia e ler na diagonal os assuntos que já foram abordados até à exaustão. Mas hoje aconteceu: no local onde jantei a televisão estava ligada e eu fiquei vidrado como uma criança a ver desenhos animados.

Tema do dia, Pingo Doce. Obviamente o sucedido não é propriamente notícia, mas sendo apreciador de marketing, fiquei maravilhado com o efeito da ação da Jerónimo Martins - Pingo Doce no 1º de maio. Impressionante como a ação conseguiu inclusive indignar os nossos deputados da Assembleia da Republica.
Gostei de ver a genialidade de Catarina Martins que ironiza com o facto de terem escolhido o feriado. 

Compreendo a questão, a deputada preferia que a classe trabalhadora não usufruísse de tal campanha, ou melhor ainda, que faltassem ao trabalho, pois uma grande percentagem das pessoas que aderiram à ação conseguiu poupar mais dinheiro nesse dia do que aquilo que ganham numa semana de trabalho.

Gostei igualmente de ouvir os nossos deputados indignados com o facto de as grandes superfícies estarem abertas ao domingo, e no feriado do 1º de maio. Adorei ver os deputados apelarem à necessidade de apresentar um Projeto de Lei que impeça as grandes superfícies de abrir no dia do trabalhador. A exigirem que sejam apresentadas, publicamente, as margens de lucro do grupo. Uns até vão requerer uma audição parlamentar do Ministro da Economia sobre ESTE assunto.

Caros deputados, agradeço a vossa preocupação mas, por favor, façam um intervalo antes de continuarem com esta discussão em torno do incumprimento de legislação no que respeita a ações de marketing e concorrência comercial desleal. Primeiro peçam aos vossos partidos para pagarem todas as multas por infrações durante campanhas eleitorais. Exijam que os partidos venham publicamente clarificar o que fizeram para receberem tais multas, para jamais solicitarem que estas sejam reduzidas ou, pelo menos, sem sequer apresentarem justificação.

Foi dito que os portugueses o que precisam é de preços justos, não de promoções humilhantes e arrogantes que destroem as condições de trabalho. Só há uma forma de se garantir isto, legislando, ou seja elaborar Projetos de Lei, discutir e aprová-los, sem esquecer a posterior fiscalização.

Se o dito caos foi instalado por uma ação ilegal, espero ver o Pingo Doce sancionado, caso contrário agradeço a demissão dos deputados indignados, pois para todos os efeitos é a sua falta de empenho que permite tantos vazios na nossa legislação.

Pode ser um pouco injusto, mas fiquei com a sensação que hoje tínhamos um plenário comandado por um antigo lateral direito do FC Porto: “Prognósticos só no fim do jogo”.

O próximo dia do trabalhador só será melhor se os senhores deputados trabalharem para que assim seja, se tiverem dificuldade, contactem a Jerónimo Martins, pelos vistos o pessoal lá trabalha bem. É crónico...Eu sei!
www.e-cronico.blogspot.com