terça-feira, junho 12, 2012

Hino à diversidade cultural junta cerca de 1500 figurantes em S. Martinho do Campo


No próximo sábado, cerca de 1500 figurantes vão desfilar nas ruas de S. Martinho do Campo no âmbito da MULTIFESTA; iniciativa promovida pelo Agrupamento de Escolas de S. Martinho que sucede à feira medieval que ocupou a comunidade escolar nos últimos dois anos.

“Um hino à multiculturalidade e diversidade étnica, geográfica, humana e ambiental”. É nestes termos que José Queijo Barbosa, diretor do agrupamento escolar define a MULTIFESTA que conta com a participação de todas as escolas do agrupamento, nomeadamente das freguesias de Roriz, Vilarinho, S. Salvador do Campo, S. Mamede de Negrelos e S. Martinho do Campo, incluindo as respetivas associações de pais bem como outras coletividades do município de Santo Tirso.

Esta iniciativa compreende a realização de um desfile, marcado para as 15h30, e de uma feira com mais de 50 expositores. Pelo meio, a iniciativa fica ainda marcada por diversos momentos musicais. Bombos, gigantones e bandeiras de quase todos os países do mundo abrem o desfile da EBI que prossegue dividido em três quadros. O primeiro, alusivo a Portugal, com trajes, símbolos regionais e outros elementos a mostrar o “orgulho de ser português”. O segundo quadro é dedicado aos povos do mundo e estará organizado por continentes e, finalmente, o terceiro quadro é dedicado às grandes causas e valores, com referências à paz, à ecologia, às organizações humanitárias, aos jogos olímpicos, entre muitas outras. O desfile sai da EBI de S. Martinho do Campo, desce a avenida principal da vila e passa pela tribuna de honra, localizada na junta local. Segue depois pela rotunda do Vau e entra novamente no espaço escolar.

Por sua vez, a feira estará dividida em oito setores e nela se pode encontrar um pouco de tudo: estarão representados diversos artesões, mas também diferentes associações do município. E haverá ainda gastronomia de diferentes países, aludindo assim à temática desta iniciativa que deverá atrair milhares, no próximo sábado, 16 de Junho, a S. Martinho do Campo.  

Sem comentários: