quarta-feira, julho 18, 2012

Castro Fernandes indignado com relatório que aponta para o encerramento da urgência de Santo Tirso

A Comissão para a Reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência propõe o encerramento de urgências um pouco por todo o país, nomeadamente a de Santo Tirso. O relatório, com data de fevereiro, foi agora divulgado no site do Ministério da Saúde e propõe a existência de 73 urgências, contra as atuais 83. Para além do chamado Serviço de Urgência Básico (SUB) de Santo Tirso, estão também em risco os serviços de Fafe, Macedo de Cavaleiros e Oliveira de Azeméis, entre outros.

Castro Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso diz-se indignado com o relatório da referida comissão e adianta que a posição da autarquia será “inflexível contra o eventual encerramento do Serviço de Urgência Básico”.

Segundo comunicado divulgado esta quarta-feira pela Câmara Municipal, e de acordo com Castro Fernandes “esta proposta insere-se numa estratégia de esvaziamento progressivo dos serviços públicos disponibilizados no concelho”. O autarca diz mesmo que “paira sobre Santo Tirso a recorrente ameaça de encerramento de serviços. Já assistimos ao encerramento da maternidade. Conseguiu-se evitar o encerramento da Urgência proposto em 2007, mas permanece a ameaça sobre o Hospital, o Tribunal, as Escolas e as Juntas de Freguesia”.

A proposta da Comissão para a Reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência, diz a Câmara Municipal, “é um verdadeiro ataque aos utentes do Serviço Nacional de Saúde, feito por tecnocratas centralistas, alheados da realidade e distantes dos problemas”. Ainda assim, o presidente da Câmara afirma acreditar “que o Sr. Ministro da Saúde será sensato e não permitirá a concretização desta proposta”. 

No mesmo comunicado, a Câmara de santo Tirso relembra o investimento de cerca de 2 milhões e meio de euros feito na requalificação no Serviço de Urgência Básico, inaugurado a 31 de agosto de 2009 fruto do protocolo que a Câmara Municipal e o Ministério da Saúde celebraram em 24 de fevereiro de 2007, que garantiu o Serviço de Urgência em Santo Tirso.

Entretanto, o gabinete do Ministro Paulo Macedo afirmou à Renascença que a proposta agora tornada pública será amplamente discutida e que o Ministério “está aberto a contributos vários”. A Câmara de Santo Tirso, porém, não deixa de lamentar que a comissão não tenha ouvido ninguém do município, quando o Ministro da Saúde garantiu à autarquia, em novembro de 2011, que as câmaras municipais seriam chamadas a se pronunciarem.

Sem comentários: