quinta-feira, julho 19, 2012

Moradores de Cense contra instalação de tanques de combustível


O Lugar de Cense, em Vila das Aves, já teve dias mais calmos. Desde que, a 28 de junho, foi publicado no Entre Margens o Edital do Ministério da Economia e do Emprego onde a empresa Transportes Freitas, Lda. requeria licença para a instalação “de armazenamento de produtos derivados do petróleo e postos de abastecimento de combustíveis” na zona, o sossego acabou.

Em Cense, a população diz ter sido apanhada de surpresa. Quando leram o Edital, procuraram a ajuda da Junta de freguesia e foi das mãos do presidente da Junta que receberam uma carta da empresa, que assegurava todas as medidas de segurança. Ainda assim a população não ficou tranquila. Ainda assim a população não ficou tranquila.

A empresa, assegura que se trata de um armazenamento destinado a gasóleo de aquecimento, que cumpre todas as normas de segurança, e que é muitas vezes armazenado em casas particulares e não liberta cheiros. “O grau de perigo é muito, muito, muito reduzido. O gasóleo não explode e até para arder é difícil”, garante. Luís Garrido explica que “não é permitido armazenar gasolina de maneira nenhuma” e adianta que o fluxo de carros será reduzido: “se for um camião ou dois carregar por dia é muito e há épocas de ano que não vai, é mais no inverno”.

Leia a versão integral  na edição impressa do Entre Margens de 19 de julho de 2012

Sem comentários: