quarta-feira, agosto 01, 2012

EURICO DE MELO (1925-2012)

"PORTUGAL FICOU MAIS POBRE 
COM A PERDA DA 
SUA LUCIDEZ SERENA"

Eurico de Melo, líder histórico do PSD natural de Santo Tirso (1925), faleceu na madrugada desta quarta-feira, aos 86 anos, na Casa de Saúde da Boavista, no Porto, devido a complicações associadas à diabetes. O funeral realiza-se esta quinta-feira, às 16 horas, na Igreja Matriz de Santo Tirso, de acordo com informação divulgada pelo PSD/Porto. 

Retirado da vida política há já algum tempo, o 'vice-rei do Norte', como era conhecido, ocupou alguns dos mais importantes cargos políticos portugueses: foi por duas vezes ministro da Administração Interna, uma das quais no governo liderado por Francisco Sá Carneiro; e vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa do XI governo, liderado por Cavaco Silva. Para além disso, Eurico de Melo, licenciado em Engenharia Química, exerceu funções como deputado no Parlamento Europeu, na Assembleia da República, foi também Governador Civil de Braga e membro da Assembleia Municipal de Santo Tirso.

"Foi um cidadão livre que amava o seu país. Portugal deve-lhe muito e ficou mais pobre com a perda da sua lucidez serena”, referiu hoje em comunicado o presidente da República, que se referiu ainda a Eurico de Melo como uma “personalidade do Norte” que nunca esqueceu as raízes e que “nunca se deixou ofuscar pelo brilho da sua inteligência, pelas suas invulgares capacidades intelectuais e humanas e pelo seu extraordinário dinamismo."

O primeiro-ministro, Passos Coelho, considerou Eurico de Melo uma “figura marcante da vida política portuguesa e do PSD”, salientando o seu “longo percurso dedicado à causa pública, à consolidação das instituições democráticas e ao desenvolvimento económico e social de Portugal”. Eurico de Melo "notabilizou-se enquanto governante, tendo ocupado com empenho e total dedicação distintas pastas da maior responsabilidade” referiu ainda o líder do governo.

A Câmara Municipal de Santo Tirso reagiu também à morte do Eurico de Melo lamentando a perda de “um ilustre tirsense cujo desempenho cívico e político sempre encheu de orgulho os seus conterrâneos por ter sabido colocar o interesse do município de Santo Tirso em primeiro lugar. A sua disponibilidade para lutar pela defesa da sua terra, da sua região e do seu país sempre foi permanente”.

A autarquia recorda que, de forma a legar à posteridade o exemplo de vida de Eurico de Melo deliberou em 1989 atribuir-lhe a Medalha de Honra e Ouro do Concelho. O galardão foi-lhe entregue em cerimónia pública realizada no dia 10 de Março desse mesmo ano, aquando da visita oficial que Eurico de Melo fez a Santo Tirso na qualidade de vice-primeiro Ministro e Ministro da Defesa Nacional.

Na sua página pessoal de facebook, o líder do PSD de Santo Tirso Alírio Canceles refere-se a Eurico de Melo “como uma das principais personalidades do PSD e de Portugal” sublinhando a sua dedicação “à causa pública”. “Fê-lo sempre em prol dos superiores interesses de Portugal”, sublinha Canceles que diz ainda que “Santo Tirso tem para com o Engº Eurico de Melo uma dívida de gratidão que é impagável”.

E é também através do facebook que Carlos Valente, presidente da Junta de Vila das Aves recorda Eurico do Melo como o grande responsável pela sua entrada na vida política: “Corria o ano de 2001 quando recebi tão ilustre visita em minha casa a convidar-me para ser candidato à Junta de Freguesia de Vila das Aves”, revela o autarca homenageando o antigo líder do PSD.


Sem comentários: