quarta-feira, novembro 07, 2012

SANTO TIRSO // AUTÁRQUICAS 2013

PS VAI TER DE ESCOLHER ENTRE
JOAQUIM COUTO 
ANA MARIA FERREIRA 

A escolha do candidato do PS à Câmara Municipal de Santo Tirso vai fazer-se em eleições primárias. O antigo presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto, e a atual vice-presidente da Câmara de Santo Tirso, Ana Maria Ferreira, vão submeter-se à decisão dos militantes, em eleições primárias a realizar já no próximo mês de dezembro.

Em comunicado divulgado hoje, Joaquim Couto afirma que a sua candidatura acontece “depois de esgotado o diálogo com o Presidente da Comissão Política Concelhia Eng.º Castro Fernandes na procura de uma candidatura única pelo PS”. A solução “mais eficaz” para vencer as eleições do próximo ano, segundo Joaquim Couto “passaria” pela sua “candidatura à Câmara Municipal, sendo a Engª Ana Maria a nr. 2 da Lista”. Porém, e segundo o mesmo responsável, “esta solução não foi aceite pelo presidente da Comissão Política Concelhia”. Joaquim Couto diz ainda que avança para as primárias com o apoio do presidente da Federação Distrital do Porto, José Luís Carneiro, e do secretário-geral, António José Seguro.

Entretanto e contactada pela agência Lusa, Ana Maria Ferreira confirmou também a sua candidatura à Câmara de Santo Tirso, que terá de se submeter às primárias, dado existir outro. “Grandes decisões não devem ser tomadas de ânimo leve. Eu não me assumiria como candidata sem o trabalho de casa feito e sem o apoio que tenho. Fomos percebendo qual era o sentido dos militantes", referiu a atual vice-presidente que sublinhou o apoio à sua candidatura de "15 dos 16 presidentes eleitos pelo PS" e “da maioria da comissão política".

Também à agência Lusa, Castro Fernandes, presidente da Concelhia do PS de Santo Tirso deu conta que transmitiu a "José Luís Carneiro [presidente da Federação Distrital do Porto] que os militantes e as pessoas preferem Ana Maria Ferreira" como candidata à câmara pelo PS. Joaquim Couto, por sua vez, socorre-se de estudos de opinião realizados em outubro que, alega, “são claros quanto à intenção de voto dos eleitores do concelho de Santo Tirso”. Ou seja, à sua candidatura à Câmara, “os números ficam bem acima dos 52,5 por cento. Qualquer outro candidato não chega aos 38 por cento”, diz o ex-presidente.


Sem comentários: