segunda-feira, março 04, 2013

EDUARDO NERY [1936-2013]

A OBRA NÃO VISTA
DE EDUARDO NERY 
NA ESTAÇÃO 
DE VILA DAS AVES

Falecido no passado sábado (2 de março), aos 72 anos, o artista plástico Eduardo Nery permanecerá como um dos nomes fundamentais da arte pública em Portugal. A sua obra tem particular expressão em Lisboa, mas a sua presença estende-se a todo o país, nomeadamente a Santo Tirso. São de sua autoria os dois painéis de azulejos que se encontram na Estação Ferroviária de Vila das Aves.

Os painéis foram colocados na sala de espera da estação em meados de 2008, numa altura em que a mesma se encontrava encerrada ao público. Em 2009, em entrevista ao Entre Margens, Eduardo Nery não deixou de lamentar o facto:

Sempre imaginei que este espaço estaria aberto ao público, sobretudo depois de me terem encomendado estas duas obras em 2005, com objetivos muito precisos. Claro, que como seu autor me sinto frustrado e afetado, porque gostaria que estivessem ao alcance do público local e também exterior. (…). Seja como for, tenho de acreditar que a Refer irá rever esta situação anómala e reabrir a estação ao público. Assim o espero!”

Quatro anos depois, a Estação Ferroviária de Vila das Aves permanece encerrada ao público, pelo que, para ver os painéis de azulejo de Eduardo Nery só mês espreitando pelas portadas. Para se perceber a dimensão da obra deixada por Eduardo Nery (condecorado, em 2012, pelo Presidente da República como Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique) basta aceder a www.eduardonery.pt



Sem comentários: