quinta-feira, janeiro 03, 2013


SANTO TIRSO // ELEIÇÕES PS

JOAQUIM COUTO GANHOU POR UM VOTO
MAS ANA MARIA FERREIRA PEDE IMPUGNAÇÃO

Depois de uma campanha eleitoral acesa, a 29 de dezembro, Joaquim Couto foi o escolhido nas eleições primárias do Partido Socialista com apenas um voto de diferença relativamente à sua oponente, Ana Maria Ferreira. O ex-presidente da Câmara somou 358 votos e a atual vice-presidente da autarquia conquistou 357. Mas a luta pela escolha do cabeça de lista do PS às autárquicas de 2013 ainda não chegou ao fim. Tudo porque a candidatura de Ana Maria Ferreira apresentou aos órgãos do Partido Socialista uma impugnação e reclamação das eleições.

Em causa está a alegada existência de um militante a mais na secção de Santo Tirso. Em comunicado, a candidatura de Ana Maria Ferreira explica que “a ata contém 644 votos, contados na urna e verificados os cadernos eleitorais, existem 59 militantes que não votaram. Somados estes dois números teremos 703 militantes, quando na realidade os militantes socialistas inscritos na Secção de Santo Tirso são 702. Há por isso um voto a mais”. A candidatura da oponente de Joaquim Couto diz tratar-se de uma “gravíssima irregularidade” mas assegura existirem outras, nomeadamente “o facto de os cadernos eleitorais terem sido enviados fora de prazo e terem sido incluídos 2 militantes sem capacidade eleitoral” e acredita que “que estas irregularidades são suficientes para a impugnação do ato eleitoral realizado no passado dia 29 de dezembro”.

Também em comunicado, a candidatura de Joaquim Couto refere que “não há lugar a impugnação porque todo o ato decorreu dentro da legalidade e transparência” e assegura que “a ata não regista qualquer reclamação que seria indispensável para uma eventual impugnação”. A candidatura do ex-governador civil menciona também que “a única irregularidade deste processo está na sua condução porque logo após o assinar da ata todos os documentos, designadamente os boletins de voto sobrantes e demais elementos, deveriam ter sido enviados de imediato para a Federação, em envelope fechado, e tal não aconteceu” mas sublinha que “o envio dos documentos deveria ter sido feito pelo Presidente da Mesa e da Assembleia Geral de militantes”.

A candidatura de Joaquim Couto vai mais longe e afirma que "tudo o que eventualmente se poderá ter passado após a assinatura da ata é da inteira responsabilidade do presidente da Mesa e da Assembleia Geral de militantes e do Coordenador eleitoral e Presidente da Comissão Politica Concelhia, respetivamente António Guedes e Castro Fernandes”.

Sem comentários: