quinta-feira, dezembro 20, 2012

RIBA DE AVE // 25 ANOS DE VILA

ESTATUTO DE VILA 
“POUCO 
CONTRIBUIU 
PARA A AFIRMAÇÃO 
DE RIBA DE AVE”

Riba de Ave assinalou esta terça-feira (dia 18) a passagem do 25º aniversário da elevação da freguesia à categoria de vila, mas volvido todo este tempo, o novo estatuto de pouco ou nada serviu. É pelo menos a ideia que fica, da esquerda à direita, dos discursos dos vários responsáveis políticos locais.

A começar pelo próprio presidente da Junta, Armando Carvalho (PSD) que entende que “ao contrário do que era previsível, [o novo estatuto] não trouxe mais desenvolvimento”, nem “investimento público”. Já o deputado da CDU, Miguel Lopes diz que “a atribuição da categoria de vila pouco contribuiu para a afirmação de Riba de Ave”. Por sua vez, o PS, pela voz do deputado da Assembleia de Freguesia, Cristiano Silva afirma que “é triste chegar à conclusão que o desenvolvimentos não tem chegado à freguesia”.

Mas se este último aponta o dedo à Câmara Municipal, Miguel Lopes – que em tempos lutou com os responsáveis autárquicos das freguesias de Vila das Aves e Lordelo pela criação de um novo município – culpa o sistema. “De facto, o sistema administrativo vigente não confere as necessárias atribuições e competências nem meios financeiros para que as freguesias sigam o seu próprio caminho”. O mesmo responsável defende que “o recurso a um processo de autonomia administrativa não deve ser nunca descurado. Riba de Ave deverá manter essa chama sempre viva”.

Leia mais na próxima edição do Entre Margens, nas bancas a 27 de dezembro.

Sem comentários: