quinta-feira, outubro 25, 2007

Educação é responsabilidade de todos



“Diplomar um milhão de activos” é a meta que o actual Governo quer cumprir até 2010. E neste âmbito, reveste-se de grande importância o papel a desenvolver pelos Centros de Novas Oportunidades (CNO). O de Santo Tirso cumpriu esta semana o terceiro aniversário e conta já no seu breve historial com mais de 800 adultos certificados. A data foi assinalada no passado dia 24 de Outubro, numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Educação que, simbolicamente fez em Santo Tirso a entrega de alguns certificados a formandos do concelho.

A meta do governo não é fácil, admite a ministra, e o problema não é sequer de “ordem financeira ou técnica”. É antes, afirmou Maria de Lurdes Rodrigues, “a tentação de desistir”, apelando por isso à “teimosia” dos adultos na prossecução dos seus objectivos. O problema, de resto, não é novo e explica, em parte, as baixas qualificações dos portugueses apelando a todos os adultos para que impeçam os mais novos de abandonarem precocemente a escola. “Não vale a pena interromper a escola para depois regressarem”, disse ministra para quem a escola deve ser cumprida “no tempo próprio”.

Ainda assim, não faltaram palavras elogiosas da parte de Maria de Lurdes Rodrigues aos adultos que receberam na semana passada os respectivos certificados. “São um exemplo para o país” e um “contributo” para que este possa “progredir”. Anda em Santo Tirso, a ministra afirmou não ser a educação um exclusivo do Ministério, é antes “uma responsabilidade de todos” e onde entram, naturalmente as autarquias.

1 comentário:

Unknown disse...

A Educação é realmente algo de muito importante.
Não seria interessante fazer uma análise mais pormenorizada dos rankings que agora saem nos jornais nacionais?