sexta-feira, novembro 16, 2007

Elisa Ferreira e Vital Moreira debatem Tratado Reformador, esta noite, em Vila das Aves



A Euro-deputada Elisa Ferreira (na foto) e o constitucionalista Vital Moreia debatem esta noite o Tratado Reformador - acordado em Lisboa pelos líderes dos 27 Estados-membros - no Centro Cultural, pelas 21 horas. O debate surge no âmbito das XXIas edição das Jornadas Culturais de Vila das Aves e terá como moderador o jornalista e director-adjunto do diáro “Público” Manuel Carvalho.

Promovidas pela Câmara Municipal de Santo Tirso, no âmbito da edição deste ano das Jornadas Culturais realizou-se já esta manhã uma aula sobre os “50 anos do Tratado de Roma”, numa iniciativa dirigida em especial ao público escolar.

Depois da proposta de Constituição Europeia ter sido rejeitada, em referendo, por franceses e holandeses em 2005, na madrugada de 19 de Outubro, em Lisboa, os líderes europeus chegaram a acordo sobre o novo Tratado Reformador. Na ocasião, e tal como faz saber a autarquia em comunicado de imprensa, o presidente em exercício do Conselho da Europa e primeiro-ministro português, José Sócrates, afirmou que o referido tratado permite à Europa “vencer um impasse de muitos anos e vencer a sua crise institucional, dando assim um importante passo para a sua afirmação”. No mesmo sentido, Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia declarou que, “com o Tratado reformador a Europa sai mais forte para assumir o seu papel no mundo e resolver os problemas da economia e dos seus cidadãos”.

A opinião se Sócrates e Barroso não gera unanimidades, mas independentemente dos pontos de vista sobre o mesmo tratado, importa “debater a sua importância para o futuro da Europa, ou, o mesmo é dizer, para o processo de cooperação e integração iniciado em 1951 e que actualmente diz respeito a vinte e sete Estados Membros e cerca de 500 milhões de cidadãos”.

Sem comentários: