sexta-feira, novembro 16, 2007

II Encontro Internacional de Confrarias este fim-de-semana em Santo Tirso

Organizado pela Confraria do Caco e patrocinado pela autarquia tirsense, decorre este fim-de-semana (dias 17 e 18 de Novembro) o II Encontro Internacional de Confrarias que vai juntar, em Santo Tirso, várias centenas de confrades e confreiras em representação de mais de 30 confrarias oriundas de todo o país e estrangeiro. Do programa previsto, destaque para a inauguração, amanha, pelas 18 horas, da Exposição de Presépios e no domingo para o desfile das Confrarias pelas ruas da cidade até à Câmara Municipal, com início às 11h30. Uma hora depois, realiza-se na autarquia a cerimónia de Entronização dos Confrades Honorários.

Presépios de artesãos portugueses e espanhóis em exposição
A partir de amanhã, e durante mês e meio, vão estar em exposição no átrio da Câmara Municipal de Santo Tirso cerca de 200 presépios executados pelos mais prestigiados artesãos espanhóis a nível de arte popular. Nesse mesmo período, cerca de 250 presépios de artesãos portugueses vão estar expostos nas lojas do Comércio Tradicional de Santo Tirso. Várias colecções de postais e telegramas antigos alusivos ao Natal fazem ainda parte desta exposição internacional de presépios em Santo Tirso.

A Confraria do Caco
A Confraria do Caco, com sede na Rua do Loureiro, em Rebordões, é uma associação sem fins lucrativos que tem por objecto o estudo, a promoção e a glorificação das artes e saberes populares. Na prossecução dos seus fins, a confraria organiza festas, recepções, palestras, concursos, conferências, cursos, passeios culturais e exposições, defende a genuinidade, tipicidade e prestígio do artesanato e promove a colaboração com outras confrarias nacionais e estrangeiras. Os confrades são entronizados uma vez por ano aquando da realização das cortes ordinárias – e ficam obrigados a respeitar os estatutos e a usar um traje próprio.

Sem comentários: