quinta-feira, março 27, 2008

Comemorações do Dia Mundial do Teatro no Centro Cultural de Vila das Aves



Hoje, 27 de Março, celebra-se o Dia Mundial do Teatro e, por isso, nada mais lógico do que começar pelo essencial, ou seja responder à pergunta, mas afinal “O que é o Teatro?” É de resto a isso a que se propõem a Câmara de Santo Tirso com a exposição que toma a interrogação formulada atrás como título. A mostra inaugura hoje em simultâneo no Centro Cultural de Vila das Aves, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso e no Colégio de Santa Teresa de Jesus e vai manter-se patente nos dois primeiros espaços até 11 de Abril e no Colégio de Santa Teresa até dia 4 do mesmo mês. Promovida pela Direcção-Geral das Artes no âmbito de uma Acção de Grande Envolvimento Nacional na área do teatro realizada pelo Ministério da Cultura, a exposição “O Que é o Teatro?” relata-nos “as histórias do teatro através dos seus intérpretes, autores, textos, públicos, espaços de representação e dos seus aspectos sociais”.

As comemorações do Dia Mundial do Teatro não se restringem, contudo, à referida exposição; é de resto neste âmbito que decorre desde a passada segunda feira no Centro Cultural de Vila das Aves a Oficina de Teatro e Expressão Dramática e para o qual estão ainda previstas as apresentações dos espectáculos “Matéria de Poesia”, no próximo sábado (29 de Março, às 22 horas) e a “Theatrum Puparum”.


“Matéria de Poesia” é um espectáculo-recital concebido pelo grupo de Coimbra “A Escola da Noite”, inspirado em textos de autores de língua portuguesa, nomeadamente Adélia Prado, Carlos de Oliveira, Manoel de Barros e Alexandre O’Neill. Com direcção António Augusto Barros, “Matéria de Poesia” conta no seu elenco com Carlos Marques, Maria João Robalo, Ricardo Correia, Sílvia Brito e Sofia Lobo. O espectáculo “adopta um registo que experimenta os ‘deslimites da palavra’ e as suas múltiplas inscrições no corpo e no espaço procurando valorizar, pela voz dos actores, a sensibilidade e a subtileza da palavra escrita, mas também a dimensão lúdica que os autores associam, nos textos escolhidos, ao próprio acto de criação poética, ao próprio acto de criação artística”.

Por sua vez, em “Theatrum Puparum”, bonecos feitos de pau e barro manipulados por duas “lindas donzelas” e iluminados a candeias de azeite relatam as Histórias de “D. Inês de Castro” e “ A Padeira de Aljubarrota”. Dirigida em especial ao público escolar “Theatrum Puparum” é uma produção do grupo “S. A. Marionetas – Teatro & Bonecos” e trata-se de um original de José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira.


Na imagem: pormenor do cartaz do espéctáculo "Matéria de Poesia"

Sem comentários: