terça-feira, maio 27, 2008

Zagreb Guitar Trio e o brasileiro Yamandu Costa no encerramento do XV Festival de Guitarra



O XVº Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso chega este fim-de-semana ao fim, com os concertos do Trio de Guitarras de Zagreb e do brasileiro Yamandu Costa. O primeiro terá lugar no Centro Cultural de Vila das Aves na sexta-feira (dia 30), o segundo no Auditório Eng. Eurico de Melo, em Santo Tirso (dia 31). Ambos os espectáculos começam às 21h30.

Darko Petrinjak, Istvan Römer e Goran Listeš são os elementos que compõe o Zagreb Guitar, fundado em 1984. O trio tem actuado em todo o território da Croácia, bem como em numerosas cidades de Europa e não só. O repertório do Zagreb Guitar Trio abrange obras da Renascença ao avant-garde, incluindo obras originais para esta formação do século XIX, transcrições e novas composições.


Muitas das peças contemporâneas interpretadas pelo trio foram escritas e dedicadas a este agrupamento por diversos compositores croatas, bem como por renomeados compositores internacionais, nomeadamente John Duarte e Blake Watkins do Reino Unido, entre outros. Uma característica única nalgumas apresentações do trio é o uso do contrabaixo (interpretado por D. Petrinjak) na interpretação de obras Barrocas e contemporâneas. Todos os elementos do Zagreb Guitar Trio desenvolvem paralelamente carreiras a solo.

No fecho do festival Yamandu Costa apresenta-se em Santo no próximo sábado. Nascido em Passo Fundo em 1980, Yamandu é um dos maiores fenómenos da música brasileira de todos os tempos. Mesmo sozinho em palco, é capaz de levantar em êxtase plateias das mais especializadas e de emocionar o grande público aos mais apurados ouvidos.

Sem comentários: