quinta-feira, outubro 30, 2008

Contrabaixista argentino no Ciclo de Jazz do Centro Cultural

Depois das actuações de Sofia Ribeiro e do contrabaixista galego Martínez Antelo, a vez do músico argentino Demian Cabaud. O contrabaixista é o senhor que se segue no Ciclo de Jazz do Centro Cultural de Vila das Aves, numa iniciativa promovida pela Câmara de Santo Tirso e com coordenação de José Carlos Santos (director do festival de jazz de Braga e autor do programa “Só Jazz” da Rádio Universitária do Minho). O quarteto de Demian Cabaud realiza-se esta sexta-feira, 31 de Outubro, a partir das 21h30 no Centro Cultural.

Demian Cabaud nasceu em Buenos Aires, Argentina, em Dezembro de 1977. Iniciou os seus estudos musicais em 1996 no Instituto Tecnológico de Musica Contemporânea (Buenos Aires) onde completou o curso de Música Popular Americana em 1999. Em 2000 começou a estudar contrabaixo com Hernan Merlo, director do Departamento de Contrabaixo da Escola de Musica de Avellaneda, também de Buenos Aires. Ainda nesse ano termina os seus estudos na Berklee International Network School e recebe uma Menção Honrosa do Conservatório Souza Lima, S. Paulo, Brasil.

Em 2001 continuou os estudos com o maestro Miguel Angel Villaroel, 1º contrabaixo da Orquestra Filarmónica de Buenos Aires. É no entanto neste ano que recebe uma bolsa de estudo da Berklee College of Music, Boston, EUA onde obteve o seu Diploma em Professional Music em 2003. Aí estudou com Joe Lovano, Hal Crook, George Garzone, Ed Tomassi, Dave Santoro, John Lockwood, Wit Brown, Frank Carlberg, Danilo Perez, entre outros.

A sua experiência como contrabaixista inclui actuações em diferentes festivais de jazz realizados na Europa e nos Estados Unidos. Demian Cabaud vive em Lisboa desde 2004, e faz parte do grupo da cantora Maria João e da Orquestra de Jazz de Matosinhos. O seu quarteto é formado por músicos de extrema versatilidade, são eles: Zé Pedro Coelho (saxofone tenor), João Guimarães (saxofone alto) e Marcos Cavaleiro (bateria). O grupo interpreta música original, numa procura da liberdade através da improvisação.

Sem comentários: