sábado, abril 04, 2009

"Estamos a fazer as festas da Vila no lugar certo"



“O executivo de Vila das Aves ainda fez uma tentativa no sentido de realizar as Festas da Vila na Tojela, mas o terreno outrora disponibilizado para o efeito já estava por conta do “Intermarché”. “Foi-nos dito”, conta o presidente da Junta, Carlos Valente, “que não haveria qualquer hipótese de fazer ali as festas” e que o grupo responsável pela instalação daquela superfície comercial no centro da freguesia já tinha em sua posse a licença de construção e que, inclusive já iam “atrasados em relação aos prazos estipulados”. Que prazos são esses? A Junta de Vila das Aves não sabe e nem o Grupo ‘Os mosqueteiros’ se deu ao trabalho de responder ao pedido de informações feito pelo Entre Margens.

Seja como for, daqui decorre a grande novidade da edição deste ano das Festas da Vila. O 54º aniversário será celebrado na Quinta dos Pinheiros, poucos meses depois de a Junta local ter, finalmente, tomado posse sobre o terreno. “Estamos a fazer as festas no lugar certo”, refere Manuel Joaquim Monteiro, vogal da Junta de Freguesia e um dos grandes obreiros e dinamizadores das festividades, a par com o vogal Joaquim Carneiro. O primeiro afirma ainda que esta é “uma mudança natural” e que se não fosse agora haveria de inevitavelmente de acontecer, mais cedo ou mais tarde.

Aconteceu mais cedo, e com ela avolumaram-se os trabalhos de preparação das festas. Depois da limpeza inicial do terreno, seguiu-se a recuperação de muros e passeios, a colocação de portões e por aí fora. Ou seja, resume Carlos Valente, “acabamos por esticar mais a corda para tornar aquele espaço mais agradável”. E para quem chega à freguesia pela zona da Barca “já vê as coisas de outra forma”. “É um trabalho que deixamos feito para a próxima Junta”, diz anda Carlos Valente, “quer venha a ter um presidente novo ou não”.

Manuel Joaquim Monteiro acredita que “as festas este ano serão mais interessantes”. A começar “pelo local e depois pelo programa. Mesmo com contenção de gastos, penso que temos uma melhor programação”. Sobre esta, há uma ou outra alteração a sublinhar. Desde logo o facto de todos os equipamentos de diversão, roulottes, tômbolas, bancas de venda de produtos se concentrarem no interior do recinto e não nas vias que lhe dão acesso como acontecia no lugar da Tojela.

Depois, há alterações na animação musical: os grupos folclóricos, que nos anos anteriores animavam as noites de sexta-feira, este ano actuam no domingo, dia 5 de Abril, após a chegada do cortejo ao recinto das Festas. A animação musical da noite de sexta, 3 de Abril, ficará por conta do Grupo Coral da Associação de Reformados de Vila das Aves e ainda pela actuação de quatro grupos de danças hip-hop.

No sábado, passa pelo palco das Festas da Vila o “Novo Império”; banda musical formada em 2000, em Braga, constituída por oito músicos e duas bailarinas. De acordo com as informações prestadas no sítio na Internet desta banda bracarense, “desde a sua formação que tem desenvolvido um trabalho de animação musical em todo o tipo de eventos, com especial relevância em festas populares ao ar livre, com base num reportório vasto e actual, proporcionando um espectáculo musical de extrema qualidade e de grande profissionalismo”.

A tarde de Domingo continua a constituir um dos pontos altos das Festas da Vila, muito “por culpa” do cortejo de carros alegóricos. A organização conta este ano com mais associações participantes, nove em vez das seis do ano anterior, e um novo itinerário. O desfile parte da Avenida 4 de Abril de 1955, das proximidades da nova sede da Junta de Freguesia, segue depois pela Rua do Bombeiro Voluntário, Rua João Bento Padilha, Alameda Arnaldo Gama, contorna a Rotunda de S. Miguel, segue pela Rua de S. Miguel, Largo Conde S. Bento, Rua P.e Carlos Lemos e termina na Rua de Paredes, à entrada do recinto das festas. O cortejo está previsto iniciar-se às 15 horas.

No recinto das festas serão também mais as associações presentes e a pela primeira vez regista-se a participação de uma associação de S. Tomé de Negrelos, no caso a organizadora do Carnaval daquela freguesia do concelho de Santo Tirso.

Na hora de fazer as contas, o executivo espera que o dinheiro amealhado dê para pagar as contas. Apesar da crise, Carlos Valente acredita que assim será dada a receptividade que foram obtendo junto do comércio e indústria locais. Da Câmara Municipal de Santo Tirso o apoio logístico e os habituais cinco mil euros de subsídio (apesar da Junta ter pedido 15 mil euros) que, como referiu ao Entre Margens Carlos Valente já têm destino; será distribuído pelas associações participantes. Estas e todos os avenses estão convidados para a festa.

NA IMAGEM, O ITINERÁRIO DO DESFILE DE CARROS ALEGÓRICOS

Sem comentários: