quinta-feira, maio 27, 2010

Alberto Carneiro amanhã na Casa da Galeria



O Escultor Alberto Carneiro vai marcar presença, amanhã, dia 28 de maio, na Casa da Galeria, a partir das 18 horas. A presença do escultor em Santo Tirso realiza-se no âmbito da projeção do filme documental sobre a sua obra, realizado por Olga Ramos. Com o título “Dificilmente o que habita perto da origem abandona o lugar”, o filme será comentado por Catarina Rosendo, professora de História da Arte na Universidade Nova de Lisboa.

De referir que Alberto Carneiro tem patente a exposição “Ser do Estar”, até 20 de Junho, no referido espaço de exposições. Criada especialmente para a Casa da Galeria, a mostra apresenta 24 desenhos inéditos e nove esculturas recentes de um dos mais importantes artistas nacionais.

Definindo a sua obra, como ‘arte ecológica’, Alberto Carneiro desenvolve um projeto com um sentido antropológico, onde a criação artística e a arte possam estar alicerçadas. Representada em grandes coleções mundiais, a sua obra é amplamente estudada e foi alvo de várias antológicas, em diferentes espaços, como a Fundação Gulbenkian, em Lisboa, o Museu de Serralves, no Porto, ou o Centro Galego de Arte Contemporânea, em Santiago de Compostela.

Entretanto, a 5 de junho, Alberto Carneiro regressa à Casa da Galeria para orientar uma visita guiada ao Museu de Escultura ao Ar Livre. O Museu Internacional de Escultura Comtemporânea de Santo Tirso criado sob a direção nacional do próprio Alberto Carneiro e direção internacional de Gérard Xuriguera, conta já com 43 das 60 esculturas previstas para os jardins de Santo Tirso. Inscrições para o telf 252 856 298 ou para geral@casadagaleria.com

SAIBA MAIS
Reportagem especial sobre a Casa da Galeria na edição de hoje, 27 de maio, do Entre Margens.

Sem comentários: