quinta-feira, maio 27, 2010

"Para que servem 6 milhões?"

Por lapso, o texto de opinião de Pedro Fonseca, com o título “Para que servem 6 milhões” publicado na edição de hoje do Entre Margens (página 7), não foi publicado na íntegra, pelo que procedemos à sua publicação integral neste blog. O mesmo será ainda editado na edição de 9 de junho.

"Castro Fernandes teve uma boa notícia: o Estado vai indemnizar a autarquia pela criação "ilegal" do município da Trofa. Mesmo se entre o valor indemnizatório pedido (364 milhões de euros) e o que vai efectivamente receber (6 milhões de euros) se constate uma distância considerável, esta decisão judicial, sem precedentes e sem recurso, é uma vitória política e pessoal de Castro Fernandes.

Pela sua persistência, empenhamento e obstinação, Castro Fernandes merece regozijar-se. Ganhou e fez por isso. O problema foi depois. Ao dizer, talvez na euforia do momento, a que obras seria destinada aquela verba, estragou a festa.Porque tal não era necessário, nem útil. Quis "matar" dois coelhos de uma cajadada, mas acabou por lhe sair o tiro pela culatra. Até porque se desmentiu a si próprio.

Se com a verba a receber pela Trofa vai, como diz, recuperar o Cine-Teatro, porque é que anunciou, recentemente, que já havia verbas do QREN destinadas a esta reabilitação?

Não havia necessidade. A vitória judicial e política valia por si. Bastava-lhe gozar o momento e deixar os artigos mais ou menos encomendados fazer o seu caminho. Porém, a tentação de lançar os foguetes e apanhar as canas foi mais forte.Se queria o prolongamento do número, a estratégia podia ser mais assertiva. Bastava dizer que os 6 milhões iam servir para investir na rede de saneamento de que as freguesias tanto carecem há décadas; ou para construir os parques de estacionamento, que são uma das prioridades da cidade; ou, ainda, para fazer justiça às juntas de freguesia que recebem umas "migalhas" do orçamento municipal, como é o caso da Junta de Freguesia de Vila das Aves.Ou então, tinha um golpe de asa e falava directamente aos milhares de desempregados que são um dos flagelos do concelho, anunciando que os 6 milhões seriam canalizados para investir em projectos municipais de apoio ao emprego, à formação profissional e à criação de oportunidades empresariais inovadoras que absorvam os desempregados. Ainda vai a tempo... "

Sem comentários: