quinta-feira, julho 14, 2011

Censos 2011 em destaque

Dados preliminares apontam que o concelho de Santo Tirso perdeu residentes, mas ganhou em alojamentos, edifícios e famílias. A freguesia mais populosa continua a ser Santo Tirso e a menos continua a ser Guimarei. Quem deu o maior salto a nível de habitantes foi Monte Córdova, mas quem conseguiu um lugar no pódio foi Santa Cristina do Couto, que ultrapassou S. Tomé de Negrelos no número de habitantes. 


Segundo a informação apurada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o concelho de Santo Tirso perdeu mais de mil residentes nos últimos dez anos. Os dados avançados pelo INE mostram que o concelho de Santo Tirso tem uma população residente de 71.387, ou seja, menos 1.009 residentes do que em 2001, altura em que os censos contabilizaram um total de população residente de 72.396. Estes dados, embora que preliminares, não convencem Castro Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso.

“Não concordo com os números apresentados e não concordo com base em factos. Quando o número de famílias cresceu 8,11 por cento, o número de alojamentos cresceu 11,3 e o número edifícios cresceu 11,81, como é possível dizerem que perdemos um por cento de residentes! Há aqui alguma cosia que não está bem”, começa por esclarecer Castro Fernandes, anunciando desde já que contestou os dados junto do INE. “Já contestei, vou continuar a contestar e vou manter a minha posição até isto ser corrigido. Em termos concelhios acho que os resultados avançados, não se verificam”.
REPORTAGEM: CATARINA SOUTINHO

Leia a reportagem completa na edição impressa do Entre Margens. Já nas bancas.

Sem comentários: