sexta-feira, julho 01, 2011

“S. Bento, pai da Europa”: a exposição antes da festa

Enquanto Santo Tirso se prepara para a festa em honra de S. Bento, a Casa da Galeria inaugura amanhã (sábado, 2 de julho) a exposição “S. Bento, pai da Europa” do artista plástico P. Paulino L. Castro. A mostra, que ficará patente até dia 23 do mesmo mês, é constituída por 24 painéis em madeira, pintados na técnica mista a óleo e guache, representando, cada qual, uma ou mais cenas alusivas à vida de S. Bento, como vêm descritas no “Segundo Livro dos Diálogos  de S. Gregório Magno”. Os painéis foram criados para comemorar o 15º centenário do nascimento de S. Bento, celebrado no Mosteiro de Singeverga, em 1980.

Natural de Lamego, P. Paulino Luiz de Castro entrou ainda jovem na Escola Claustral do Mosteiro de Singeverga, onde fez o curso escolar básico,  completado com os estudos de filosofia e teologia. Tornou-se monge professo beneditino, recebendo também a ordem sacerdotal a 3 de agosto de 1958. Licenciou-se depois em artes plásticas e fez especialização em Conservação e Teoria do Restauro, inseridas no curso.

Em 1980, para celebrar o 15º centenário de S. Bento, organizou uma exposição em Singeverga, criando, para o efeito, 24 painéis com várias cenas da vida do Santo Patriarca dos Monges, como S. Gregório Magno as descreve, no livro - “Vida e Milagres do Venerável Bento”.  São esses trabalhos, agora restaurados por ele próprio, que ficam expostos  na Casa da Galeria, de Santo Tirso,  para a celebração de mais um aniversário de S. Bento, Patrono da cidade.

A inauguração da exposição está marcada para as 21 horas do dia 2 de julho, realizando-se meia hora depois um conferência sobre S. Bento, proferida por P. Lino Correia Marques.

Sem comentários: