segunda-feira, novembro 21, 2011

Aves elimina Vitória da taça

O Aves conseguiu derrotar o Vitória de Guimarães na 4ª eliminatória da Taça de Portugal. A equipa avense dominou a partida e teve mais oportunidades, mas não conseguiu marcar e na lotaria das grandes penalidades, a vitória sorriu ao Aves.
Texto: Celso Campos

A primeira parte foi praticamente toda dominada pelo Desportivo das Aves que criou as melhores ocasiões de golo, com o Vitória de Guimarães a revelar francas dificuldades em construir jogo.

Embora irregular por fora de jogo o primeiro aviso de um dos melhores em campo foi dado por Nelson Pedroso que (9’), num cruzamento remate junto à linha lateral obrigou Nilson a uma grande defesa. Grosso cabeceou para fora na sequência de um canto (18’) e seria novamente de cabeça que o Aves criaria perigo (27’) com Tiago Valente a subir mais alto que a concorrência para a defesa segura do guardião vimaramense.

Pouco tempo antes acontece o primeiro sinal de relativo perigo para os visitantes (23’), com Toscano a beneficiar de um corte defeituso de Nelson Pedroso que progrise e remata ao lado da baliza de Rui Faria. O melhor lance do Vitória aconteceria à meia hora de jogo, mas mais uma vez a beneficiar de um erro infantil de João Pedro que perde a bola para Edgar que cruza, mas ninguém emenda à boca da baliza.

A primeira parte termina com a melhor oportunidade e para o Aves. Pires recupera a bola na zona intermediária e lança Pedro Pereira que sobe na direita – sob muitos protestos do banco do Vitória por pretenso fora de jogo – e devolve a Pires que na zona de penalty remata para grande defesa de Nilson que ao não segurar a bola, sobra para Cervantes que volta a servir Pires que remata ao poste direito da baliza de Nilson e é finalmente João Paulo quem alivia a bola.

No reatamento, o Vitória apareceu mais afoito e equilibrou o jogo, mas foi novamente o Aves a criar perigo quando Vasco Matos cruza (66’) e no miolo da área, Pedro Cervantes a cabeceia bem e Nilson defende. Três minutos depois, no lado direito, Pedro Pereira insiste num lance e cruza para Vasco Matos que, numa boa posição, remata ao lado.

Na melhor jogada até então do Vitória (71’), Nuno Assis driblou vários adversários na área avense e serve Edgar que, com um toque subtil, rematou com a bola a rasar o poste esquerdo da baliza de Rui FariaO Aves voltou a assumir mais o jogo e numa oferta de Olímpio (73’), Pedro Pereira, ainda fora da área, remata para defesa a dois tempos de Nilson e cinco minutos depois o guardião vitoriano volta a ser posto à prova após um livre cobrado por Nelson Pedroso.

A melhor oportunidade do Vitória acontece (81’) quando Barrientos toca na bola, depois de render Toscano, ao fazer um chapéu a Rui Faria colocando a bola no vértice direito da baliza avense. Desta forma o nulo permaneceria até ao fim do tempo regulamentar, mas ficava a clara idea que apesar da diferença de escalão, os avenses foram sempre mais equipa que o Vitória, criando mais lances de perigo que o adversário.

No prolongamento, os avenses voltam a ser mais perigosos e Nelson Pedroso (92’) remata ao lado, com a bola ainda a tabelar num adversário e dois minutos depois chega-se a gritar golo pois Pires, dentro da área e rodeado de adversários, consegue servir Pedro Pereira que remata às malhas laterais. O defesa Nelson Pedroso volta a tentar (101’) e remata com perigo, mas ao lado, naquela que seria a sua última oportunidade, pois acabaria por ser o segundo amarelo e consequente cartão vermelho por derrube a Faouzi, junto à área.

A partir daí o Aves abdicou do ataque e tentou levar a partida para as grandes penalidades. Pela primeira vez o Vitória mandou no jogo, mas foi praticamente “chuveirinho” para a área do Aves, com a defensiva avense inteligentemente a suster todas as investidas forasteiras.

Na lotaria das grandes penalidades, o Vitória tentou primeiro e João Paulo permitiu a defesa de Rui Faria com a bola ainda a bater no poste. Na primeira tentativa avense, Bischoff permite a defesa de Nilson. O primeiro golo é de Edgar, mas Ricardo Martins responde da mesma forma. Barrientos tenta um remate subtil mas tão fraco que Rui Faria defende facilmente. Romeu marca e dá vantagem ao Aves. Olimpio marca e Nilson defende penalty de Grosso. Volta o cenário de empate. No último da série de cinco, Rui Faria defende penalty cobrado por Nuno Assis, fazendo três defesas. No lance decisivo, Pires não perdoa e marca colocando do Aves no oitavos de final da taça.

FICHA TECNICA
Aves, 0 (3) – Vitória Guimarães, 0 (2)
Aves: Rui Faria, Tiago Valente, Romeu, Grosso, Pedro Pereira (Ricardo Martins, 111’), Pedro Cervantes (Bischoff, 79’), Pires, Geraldes, João Pedro, Vasco Matos (Renato, 102’) e Nelson Pedroso. V. Guimarães: Nilson, Pedro Mendes, Bruno Teles, Toscano (Barrientos, 79’), Nuno Assis, Leonel olimpio, Edgar, João Paulo, N’Ddiaye, Alex  (Soudani, 107’) e João Alves (Faouzi, 66’). Golos: Edgar, Ricardo Martins, Romeu, Olímpio, Pires. Árbitro: Jorge Tavares (AF Aveiro). Cartões amarelos: Pedro Mendes (16’), Pedro Pereira (37’), Tiago Valente (48’), Nelson Pedroso (53’ e 104’), Leonel Olimpio (77’), Alex (87’), Bruno Teles (87’), Grosso (89’), Edgar (90+2), Bischoff (98’), Barrientos (108’). Cartão Vermelho: Nelson Pedroso (104’).

Sem comentários: