segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Aves, com dez, segura nulo com o Moreirense

O Aves jogou praticamente todo o jogo com o Moreirense com 10 jogadores e conseguiu manter o nulo até final. A equipa vizinha pode queixar-se de um golo, porventura, mal anulado, mas o Aves mesmo em inferioridade esteve perto de marcar e vencer perto do final da partida. Do mal o menos, a Naval também empatou a zero em Penafiel e deixou tudo na mesma na luta pelo segundo lugar, que o Aves mantém.

O Aves entrou melhor no jogo e criou logo aos seis minutos um lance de perigo. Livre na zona intermediária do ataque do Aves, com Vasco Matos a dar um toque subtil para Pedro Pereira que com espaço livre acercou-se da área e rematou com a bola a passar ligeiramente por cima da barra da baliza defendida por Ricardo Ribeiro.

Logo a seguir o lance que condicionou todo o jogo. Bola bombeada da defesa do Moreirense para o ataque, Tiago Valente à vontade cabeceia de forma defeittuosa e coloca a bola em Ghilas que segue isolado para a área sendo travado em falta por João Pedro que vê o cartão vermelho, sendo expulso.

A eqipa da casa passou a jogar com 10 e naturalmente, o Moreirense assumiu o controlo do jogo, ao passo que o Aves passou a investir numa lógica de contra-ataque. No entanto, apesar do dominio da equipa de Moreira de Cónegos não foram muitos os lances de perigo criados. Wagner remata à figura de Marafona (21’), depois Pintassilgo (24’), de fora da área, aí sim, obriga o guardião avernse a defesa apertada para canto.

A seguir também um dos momentos do jogo. Bru (26’) faz falta feia sobre Pires e o Árbitro não mostra qualquer cartão isto depois de no minuto anterior ter visto um cartão amarelo por falta idêntica, facto muito criticado pelas hostes avenses.  De resto, cinco minutos depois seria substituído por Fábio Espinho.

Apesar do balanceamento atacante, a equipa do Moreirense só conseguiu traduzir uma boa jogada (42’) na sequência de um cruzamento com a bola a sobrar à entrada da área para Filipe Gonçalves que remata e Marafona responde com uma boa defesa.
Ao intervalo, Pedro Cervantes ficou no balneário e entrou para o seu lugar Romaric. O Moreirense continuava em ataque continuado e Pintassilgo (57’) remata à vontade mas fraco para defesa segura de Marafona.

Apesar da inferioridade numérica, o Aves conseguiu esbater esse facto e começou a criar lances de perigo. Pedro Pereira (60’) isola-se, mas acaba por perder a bola, havendo ainda protestos quanto a uma alegada falta defensiva na área. Depois (63’), novamente Pedro Pereira sobe veloz no terrno e cruza para Pires que, na entrada da área e de primeira, remata ao lado da baliza.

Aos 75’, o Moreirense pode ter alguma razão de queixa, pois Filipe Gonçalves marca golo, mas o lance é anulado pelo fiscal de linha. Mesmo assim seria o Aves novamente a criar perigo com Vasco Matos (79’) a cruzar e Fonseca a cabecear ao lado.

No entanto, as oportunidades soberanas aconteceram ao minuto 83. Num grande lance de contrataque do Aves, Fonseca remata e é Diogo Figueira a salvar em cima da linha de golo, depois a bola sobra para Pedro Pereira que remata em jeito e o guardião defende para canto. Na sequência do canto, Romaric cabeceia e é desta vez Filipe Gonçalves a salvar também junto ao poste esquerdo da sua baliza.

OS TÉCNICOS
Jorge Casquilha, Moreirense
“Somamos um ponto. Queriamos ganhar, fizemos tudo para o conseguir. Temos de dar mérito ao adversário que foi solidário a defender e complicou muito a nossa tarefa e alterou a estratégia de jogo que seria dar o dominio ao Aves e partir para o contra atraque. Na primeira parte tivemos mais oportunidades,  na segunda a equipa revelou ansiedade de chegar ao golo e o Aves numa transição rápida quase marcava. Saímos satisfeitos”.

Paulo Fonseca, Aves
“Depois do que sucedeu com a perda de um jogador, condicionou a estrategia para o jogo. Era ambição conquistar os 3 pontos, mas depois do que sucedeu sou um treinador satisfeito com o resultado e orgulhoso pelo desempenho dos jogasdores e sobretudo pela solidariedade e rigor táctico que demonstraram”.
TEXTO: CELSO CAMPOS / FOTO: VASCO OLIVEIRA

FICHA TÉCNICA
Aves 0 - Moreirense 0
Aves: Marafona, Tiago Valente, Ricardo Chaves, Romeu, Pedro Pereira (Ricardo Martins, 87’), Pedro Cervantes (Romaric, 45’), Pires (Fonseca, 76’), Leandro, Geraldes, João Pedro e Vasco Matos. Moreirense: Ricardo Ribeiro, Diogo Figueiras, Bru (Fábio Espinho, 32’), Filipe Gonçalves, Castro, Pintassilgo (Renato Santos, 59’), Ghilas, Ricardo Fernandes, Augusto, Miguel Oliveira e Wagner (Bruno Moreira, 80’). Árbitro: Jorge Sousa (Porto). Cartões amarelos: Bru (25’), Augusto (37’), Wagner (43’), Vasco Matos (45’), Castro (72’). Cartão Vermelho: João Pedro (9’)

Sem comentários: