sexta-feira, novembro 16, 2012

FAST - FESTIVAL ANIME SANTO TIRSO

NA FÁBRICA 
DE SANTO 
THYRSO COM 
OS OLHOS EM BICO

A Fábrica de Santo Thyrso acolhe até ao fim de semana aquele que a organização entende como a edição zero do FAST; festival dedicado ao cinema de animação oriental, mas cujo programa não se restringe à projeção de filmes.

Organizado pela Associação Cultural Quartier, em parceria com a  Câmara Municipal de Santo Tirso, o festival – que teve início no passado dia 9 - integra a realização de workshops, exposições, dança e, entre outras iniciativas, alguns espetáculos musicais, sendo exemplo disso a atuação na noite de dia 17 dos Hot Pink Abuse.

Para hoje, sexta-feira, está reservada uma das maiores apostas do festival, ao aliar o cinema com a dança contemporânea. Ou, dito de outra forma, a conjugação do “corpo vivo de uma performance” e do “corpo que nunca morre do cinema”. É a “Fast Dance”; uma criação da coreografa e intérprete Vera Santos, num espetáculo com cenografia de Sandra Neves e música de Rodrigo Santos.  “Fast Dance” é apresentado às 21h30 e, uma hora depois, a exibição de The secret World of Arrietty (2010), realizado por Hiromasa Yonebayashi (na imagem).

No sábado, entre as 15h00 e as 18 horas realiza-se um workshop de bonsai; em paralelo, a parti das 16, uma demonstração de judo; e, uma hora depois o concurso Cosplay. A partir das 21h30, a Shogun Party (festa de encerramento do FAST) que, para além dos Hot Pink Abuse conta ainda com as participações dos Djs Nuno do Rock, Ogata Tetsuo, Rock Marciano, mas também da banda barcelense de rock psicadélico, Black Bombaim, e de Fernando Alvim (que se apresenta enquanto dj). 


Sem comentários: